O profissional da área internacional e o mercado de trabalho – Novas perspectivas para o profissional de Relações Internacionais
Keywords:
Analista de Relações Internacionais, Carreira, Mercado de trabalho, Profissional de Relações Internacionais, Relações InternacionaisAbstract
A intensidade das comunicações e o aumento da complexidade das questões mundiais ampliaram a busca por profissionais capazes de analisar e agir no dinâmico cenário internacional. Nesse sentido, as Relações Internacionais se transformaram numa profissão com grande potencial de expansão, uma vez que se está a buscar por profissionais gabaritados para trabalhar com um elo entre as instituições e o mundo. No Brasil, a carreira passou a ser desenvolvida mais intensamente após as décadas de 80 e, principalmente, de 90 do século XX. Através de análises de entrevistas aplicadas em profissionais da área internacional, este trabalho visa a demonstrar os vários campos para o profissional egresso do curso de Relações Internacionais, apontando algumas carreiras como potenciais áreas de especialização para o internacionalista. Essa gama de possibilidades para o graduado em Relações Internacionais pode permitir a consolidação de novos nichos no mercado, expandindo ainda mais essa área no Brasil.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
