O enquadramento teórico das PKO e o poder dissuasório da ONU

Autores

  • Renato Henrique de Gaspi Faculdade de Campinas

Palavras-chave:

ONU. Operações de Paz, Dissuasão, Somália, Iugoslávia, Timor-Leste.

Resumo

Neste artigo, dividido em quatro partes, iniciaremos nossa análise enquadrando as operações de paz (PKO) em dois tipos de teoria: teoria da guerra e teoria das Relações Internacionais; para ser mais específico, iremos enquadrá-las no pensamento clausewitziano do livro On war (CLAUSEWITZ,2009) e também no debate entre neorrealismo e neoinstitucionalismo, principalmente entre o liberal institucionalista Robert Keohane e o realista ofensivo John J. Mearsheimer. Esses enquadramentos são feitos para se poder avaliar exemplosempíricos de operações de paz e obter conclusões sólidas sobre o poder dissuasório da Organização das Nações Unidas (ONU) e, principalmente, de seu braço militar, considerado como um dos fatores de convencimento da organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Henrique de Gaspi, Faculdade de Campinas

Graduando em Relações Internacionais pela Facamp (Faculdades de Campinas) e pesquisador do Grupo de estudos em Defesa e Segurança Internacional (Gedesi – Facamp).

Downloads

Publicado

2013-11-29

Como Citar

Gaspi, R. H. de. (2013). O enquadramento teórico das PKO e o poder dissuasório da ONU. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 9(18), 85–102. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/6382