O enquadramento teórico das PKO e o poder dissuasório da ONU
Palavras-chave:
ONU. Operações de Paz, Dissuasão, Somália, Iugoslávia, Timor-Leste.Resumo
Neste artigo, dividido em quatro partes, iniciaremos nossa análise enquadrando as operações de paz (PKO) em dois tipos de teoria: teoria da guerra e teoria das Relações Internacionais; para ser mais específico, iremos enquadrá-las no pensamento clausewitziano do livro On war (CLAUSEWITZ,2009) e também no debate entre neorrealismo e neoinstitucionalismo, principalmente entre o liberal institucionalista Robert Keohane e o realista ofensivo John J. Mearsheimer. Esses enquadramentos são feitos para se poder avaliar exemplosempíricos de operações de paz e obter conclusões sólidas sobre o poder dissuasório da Organização das Nações Unidas (ONU) e, principalmente, de seu braço militar, considerado como um dos fatores de convencimento da organização.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-11-29
Como Citar
Gaspi, R. H. de. (2013). O enquadramento teórico das PKO e o poder dissuasório da ONU. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 9(18), 85–102. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/6382
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).