Geotecnologias aplicadas a estimativa da temperatura de superfície em diferentes usos e ocupações do solo na Área de Proteção Ambiental do Rio Pandeiros – Minas Gerais / Geotechnologies applied to the surface temperature estimation in different soil uses and occupations in the environmental protection area of the Rio Pandeiros – Minas Gerais

Autores

  • Marcos Esdras Leite Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Gildette Soares Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Lucas Augusto Silva Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Manoel Reinaldo Leite Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2018v28n53p490-509

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar o comportamento da temperatura de superfície em diferentes usos da terra na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Pandeiros, inserida em municípios da Mesorregião Norte de Minas - Minas Gerais. Para tanto, fez-se pesquisa bibliográfica, além de utilizar técnicas de sensoriamento remoto junto ao algoritmo Surface Energy Balance Algorithm for Land (SEBAL) e imagens orbitais, que contemplaram período seco e período chuvoso. A temperatura de superfície variou com acréscimo para os usos da terra de natureza antrópica (solo exposto, pastagem e agricultura) e com menores valores para as áreas de vegetação nativa na APA Rio Pandeiros. Apresenta avanços significativos de áreas antropogênicas em sua distribuição territorial.

Palavras – Chave: Uso da terra. Temperatura de superfície e APA Rio Pandeiros.

Abstract

This research had the objective of analyzing the surface temperature behavior in different land uses in the Pandeiros River Environmental Protection Area (APA), located in municipalities of the Northern Mesoregion of Minas Gerais. An algorithm of surface energy balance for land (SEBAL) and orbital images, which included dry period and rainy period. For this, a bibliographical research was done, besides technical tools of remote sensing. A varied surface temperature with the addition to the land uses of anthropic nature, such as the native vegetation area APA Rio Pandeiros. It presents significant advances of anthropogenic areas in its territorial distribution.

Keywords: Land use. Surface temperature and APA Rio Pandeiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Esdras Leite, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professor do Departamento de Geociências Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES. Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia/ UNIMONTES e Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social/ UNIMONTES. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Tem experiência na área de ensino e pesquisa em Geografia, com ênfase em SIG e Sensoriamento Remoto aplicado à estudos socioambientais. Coordenador do Laboratório de Geoprocessamento/UNIMONTES. Editor da Revista Desenvolvimento Social (RDS). Realizou estágio técnico de doutoramento na Universidade Nova de Lisboa com bolsa da FAPEMIG. Bolsista de produtividade da FAPEMIG. Membro da Câmara de Ciências Aplicadas da FAPEMIG.

Gildette Soares Fonseca, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Graduada em Geografia com Especialização em Geografia e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Montes Claros-MG. Mestre em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutora em Geografia Tratamento da Informação Espacial- Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Experiência como professora de ensino superior na Universidade Estadual de Montes Claros e na Universidade Aberta do Brasil. Atuou na área de gestão e comércio; na educação básica no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais; na Coordenação de Curso Modular de Geografia; na Coordenação de curso Mídias em Educação - EAD e na Coordenação da Pós - Graduação Lato Sensu. Desenvolve pesquisa na área de Geografia e áreas afins. Domínio dos software ArcGis e Statistical Package for Social Sciences (SPSS).

Lucas Augusto Silva, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Acadêmico do curso de Geografia na Universidade Estadual de Montes Claros(UNIMONTES) . É técnico em Meio Ambiente e em Segurança no Trabalho pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Estagiário do Laboratório de Geoprocessamento da UNIMONTES. Atua na área de Análise Ambiental e Tratamento da Informação Geográfica, nas seguintes temáticas: Climatologia Geográfica, dinâmica do uso da terra, sensoriamento remoto, algoritmos e softwares de processamento de imagens, balanço de energia e radiação. 

 

Manoel Reinaldo Leite, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Possui mestrado em Geografia com concentração em Cartografia e Sensoriamento remoto, pela Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: Sensoriamento Remoto, levantamentos Topográficos e Geodésicos, Climatologia Geográfica, balanço de radiação e de energia, movimento de água no solo, balanço hídrico e montagem e gerência de banco de dados geográficos (SIG). Possui experiência no desenvolvimento de algoritmos para mapeamentos utilizando os softwares ArcGIS, ENVI, ERDAS e SAGA.

Downloads

Publicado

2018-05-12

Como Citar

Leite, M. E., Fonseca, G. S., Silva, L. A., & Leite, M. R. (2018). Geotecnologias aplicadas a estimativa da temperatura de superfície em diferentes usos e ocupações do solo na Área de Proteção Ambiental do Rio Pandeiros – Minas Gerais / Geotechnologies applied to the surface temperature estimation in different soil uses and occupations in the environmental protection area of the Rio Pandeiros – Minas Gerais. Caderno De Geografia, 28(53), 490–509. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2018v28n53p490-509