Utilização de modelos digitais de elevação (MDEs) como ferramenta na realização e validação de mapeamentos geomorfológicos / Use of digital elevation models (DEMs) as tool in the implementation and validation geomorphological mapping

Autores

  • Camilla Silva Magalhães Universidade Federal de Uberlândia
  • Sílvio Carlos Rodrigues Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Os avanços tecnológicos alcançados no ramo da informática e o desenvolvimento e aperfeiçoamento das técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto, influenciaram diretamente na elaboração de softwares com funções, cada vez mais, específicas. Assim, com o surgimento da cartografia digital, os mapas ganharam uma nova dinâmica através da possibilidade de sua representação em três dimensões. Neste contexto, o presente trabalho aborda a utilização de modelos digitais de elevação (MDEs), criados a partir de dados SRTM, na validação de mapeamentos geomorfológicos pretéritos, além de propô-los como potencial ferramenta na realização de mapeamentos futuros. Para isto, conforme descrito no tópico materiais e métodos, é feita a sobreposição do Mapa Geomorfológico da Bacia do Rio Araguari – MG, elaborado por Baccaro et al. (2004), com o MDE correspondente a esta área. Processo, a partir do qual se obteve a representação tridimensional do mapa, possibilitando verificar as inconsistências das interpretações feitas durante a realização do mapeamento escolhido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camilla Silva Magalhães, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia e estagiária do Laboratório de Geomorfologia e Erosão dos Solos, do Instituto de Geografia desta instituição. Desenvolve pesquisa na área de Geomorfologia e Geoprocessamento, com destaque para a elaboração de modelos digitais de representação do relevo.

Sílvio Carlos Rodrigues, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Geografia pela Universidade de São Paulo (1987), e Licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo (1990). Doutor em Ciências (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é membro do conselho editorial das revistas Geousp e Sociedade & Natureza. Membro EOLSS international editorial Council da UNESCO. Revisor da Revista Brasileira de Geomorfologia, Revista Caminhos da Geografia (UFU - Online), Ambiência (UNICENTRO). Representante da America Latina junto a Commission On Land Degradation And Desertification da Associação Internacional de Geografia e professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia. Editor Chefe da Revista Sociedade e Natureza. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia, cartografia geomorfológica, erosão do solo, análise ambiental integrada e mapeamento geomorfológico.

Downloads

Publicado

2010-12-11

Como Citar

Magalhães, C. S., & Rodrigues, S. C. (2010). Utilização de modelos digitais de elevação (MDEs) como ferramenta na realização e validação de mapeamentos geomorfológicos / Use of digital elevation models (DEMs) as tool in the implementation and validation geomorphological mapping. Caderno De Geografia, 20(34), 44–57. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/geografia/article/view/1724