Análise da vulnerabilidade socioambiental no município de Vitória-ES, com o apoio de um SIG livre / Analysis of socio-environmental vulnerability in the municipality of Vitória-ES, with the support of a free GIS

Autores

  • Helio Carreço Universidade Federal do Espírito Santo
  • Aurélia Hermínia Castiglioni Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2018v28n55p1076-1102

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a vulnerabilidade socioambiental enfrentada pelas parcelas de baixa renda da população dos Bairros de Vitória-ES e demonstrar a relevância dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG) como ferramenta de mensuração e representação destas situações. Para isso, será demonstrada a viabilidade da adoção de geotecnologias livres para a abordagem deste tema, por meio da análise de variáveis socioeconômicas, infraestruturais e do meio físico. O estudo fundamenta-se em dados produzidos pelo IBGE, pela Prefeitura Municipal de Vitória e pela Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo, relativos ao período de 2010 a 2015. A análise e redução de variáveis são feitas por meio de critérios objetivos utilizando a Análise de Componentes Principais (ACP). As variáveis analisadas mostraram alta correlação e os resultados foram utilizados para a construção do Índice de Vulnerabilidade Socioambiental. A partir dos valores do índice, os bairros foram espacializados por meio de um software livre de SIG, o que permitiu formar agrupamentos de unidades de análise que apresentam semelhanças quanto à vulnerabilidade socioambiental, sendo possível identificar uma notável disparidade entre os bairros de Vitória.

Palavras-chave: Vulnerabilidade Socioambiental; Sistema de Informação Geográfica; Geotecnologias Livres.

Abstract

This paper aims to analyze the Socio-Environmental Vulnerability faced by the low income portion of the population from Vitoria – ES and show the importance of the Geographic Information System (GIS) as a tool of measurement and representation of these situations. Thus, the feasibility of adopting free geotechnologies will be demonstrated in order to approach this theme by means of analyzing the socioeconomic, infrastructural as well as physical environment variables. The study is based on data produced by IBGE, City Hall of Vitoria and by Secretary of Public Security of Espirito Santo, related to the period from 2010 to 2015. The analysis and reduction of variables are made by means of objective criteria utilizing the Principal Component Analysis (PCA). The variables analyzed showed high correlation and the results were utilized for the construction of Socio-Environmental Vulnerability Index. From the values of the index, the neighborhoods were spatialized through a free GIS software which allowed forming groups of neighborhoods that present similarities regarding the Socio-Environmental Vulnerability. It was possible to identify a notable disparity among the neighborhoods of Vitoria.

Keywords: Socio-environmental Vulnerability; Geographic Information System (GIS); Free Geotechnologies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helio Carreço, Universidade Federal do Espírito Santo

Bacharel e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Experiência na área de Geografia, com ênfase em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Municipal, Mapas na Web, Geotecnologias Livres, Bancos de Dados Geográficos, Segurança Pública, Biodiversidade, Cobertura Florestal e Unidades de Conservação. Atualmente trabalhando como Especialista em Geoprocessamento na Prefeitura Municipal de Vitória - ES. Possui registro profissional no CREA-ES sob número ES-035196/D.

Aurélia Hermínia Castiglioni, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Colatina (1969), Fez "Diplôme" de Demografia (1983) e Mestrado em Demografia na Université Catholique de Louvain (1984) e doutorado em Demografia na Université Catholique de Louvain (1989). É Professor Titular da Universidade Federal do Espírito Santo. Foi Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFES, no período de 01/1996-01/2000. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES de 09/2007 a 09/2011. É professora dos Programas de Pós-Graduação em Geografia e em Economia da UFES. Orienta alunos de Doutorado em Geografia e de Mestrado dos programas de Geografia e de Economia. Tem experiência na área de Demografia, com ênfase em Migração, atuando principalmente nos seguintes temas: relações entre migração e urbanização, imigração italiana, processos de transição, envelhecimento populacional e indicadores de desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2018-10-30

Como Citar

Carreço, H., & Castiglioni, A. H. (2018). Análise da vulnerabilidade socioambiental no município de Vitória-ES, com o apoio de um SIG livre / Analysis of socio-environmental vulnerability in the municipality of Vitória-ES, with the support of a free GIS. Caderno De Geografia, 28(55), 1076–1102. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2018v28n55p1076-1102