A importância social, econômica e territorial do circuito inferior da economia urbana do eixo rodoviário Natal-Caicó, Rio Grande do Norte, Brasil / The social, economic and territorial importance of the urban economy lower circuit of the road axis Natal-Caicó, Rio Grande do Norte, Brazil
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2019v29n56p1Resumo
Neste trabalho, objetivamos analisar a importância social, econômica e territorial das atividades não hegemônicas da economia urbana desenvolvidas no eixo rodoviário Natal-Caicó, estado do Rio Grande do Norte, Região Nordeste do Brasil. Nesse eixo, as cidades e a economia crescem alicerçadas, sobretudo, em atividades econômicas mantenedoras da pobreza estrutural produzida pela modernização do território, situação característica do processo de precarização do trabalho. Como resposta sistêmica, tem-se a segmentação da economia urbana, com o subsistema inferior cada vez mais dependente do superior, assim como mais permanente e receptor de trabalhadores. Por meio de reflexões sobre a teoria dos circuitos da economia urbana relacionadas com dados primários acerca das cidades do eixo Natal-Caicó, concluímos o trabalho sublinhando que, enquanto não predominar o mercado socialmente necessário, o circuito inferior é e será importante para viabilizar a sobrevivência da maioria dos trabalhadores e para explicitar a tensão ou a crise vivenciada no mercado de trabalho e na sociedade.
Palavras–chave: Economia urbana, Mercado de trabalho, Pobreza.
Abstract
In this study, we aimed to analyse the social, economic and territorial importance of hegemonic urban economy activities developed on the road axis Natal-Caicó, State of Rio Grande do Norte, Northeastern Brazil. In this axis, the cities and the economy grow based on supporters of poverty basic economic activities produced by the territory modernisation, situation characteristic of the precarious work process. As a systemic response, there is the urban economics segmentation, with the lower subsystem increasingly dependent on top, as well as more permanent and receiver. Through reflections on the theory of circuits of urban economics related to primary data about the road axis Natal-Caicó cities, we conclude the work stressing that, while not predominate the socially necessary market, the lower circuit is and it will be essential to make possible the survival of the majority of workers and to clarify the tension or the crisis experienced in the labour market and society.
Keywords: Urban economics, Labor market, Poverty.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.