O conhecimento pedagógico do conteúdo de professores em formação continuada / The Technological-Pedagogical Knowledge in Continuing Education Teachers
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2019v29n56p244Resumo
O presente estudo analisa o grau de uso combinado dos Conhecimentos Pedagógico e do Conteúdo por professores em um curso de formação continuada. Apresenta e relaciona os preceitos do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo TPACK, com os dados da pesquisa. Aponta em seus resultados o grau de entendimento e uso do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo em que os cursistas acreditam estar. Por fim, discorre a respeito dos limites e possibilidades do avanço no entendimento integrado desses conhecimentos.
Palavras–chave: Conhecimento; Formação de Professores; Geografia; TPACK; TDIC.
Abstract
This research analyses in which levels teachers of a continuing education course can use Technological and Pedagogical Knowledge. Therefore, this article presents and relates the precepts of Technological Pedagogical and Content Knowledge (TPACK) with the research data and with the structure of the course offered to teachers. In the results, presents the comprehension level and using of Technological-Pedagogical Content that teachers believe they are. In the end, the article talks about the limits and possibilities of the progress in the integrated understanding of all this knowledge.
Keywords: knowledge, teachers’ formation; geography, TPACK, TDIC
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.