O conhecimento pedagógico do conteúdo de professores em formação continuada / The Technological-Pedagogical Knowledge in Continuing Education Teachers

Autores

  • Marcelo Augusto Rocha Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) - Foz do Iguaçu - PR https://orcid.org/0000-0002-9769-0487
  • Rosana Figueiredo Salvi Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2019v29n56p244

Resumo

O presente estudo analisa o grau de uso combinado dos Conhecimentos Pedagógico e do Conteúdo por professores em um curso de formação continuada. Apresenta e relaciona os preceitos do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo TPACK, com os dados da pesquisa. Aponta em seus resultados o grau de entendimento e uso do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo em que os cursistas acreditam estar. Por fim, discorre a respeito dos limites e possibilidades do avanço no entendimento integrado desses conhecimentos.

Palavras–chave: Conhecimento; Formação de Professores; Geografia; TPACK; TDIC.

Abstract

This research analyses in which levels teachers of a continuing education course can use Technological and Pedagogical Knowledge. Therefore, this article presents and relates the precepts of Technological Pedagogical and Content Knowledge (TPACK) with the research data and with the structure of the course offered to teachers. In the results, presents the comprehension level and using of Technological-Pedagogical Content that teachers believe they are. In the end, the article talks about the limits and possibilities of the progress in the integrated understanding of all this knowledge.

Keywords: knowledge, teachers’ formation; geography, TPACK, TDIC

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Augusto Rocha, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) - Foz do Iguaçu - PR

Doutor em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (PECEM/UEL - 2015). Professor no curso de Geografia Licenciatura da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) - Foz do Iguaçu - PR

Downloads

Publicado

2019-02-20