A inclusão do aluno com deficiência visual: uma análise preliminar no município de São Sebastião da Amoreira – PR / Inclusion of visual deficiency students: a preliminary analysis in the municipality of São Sebastião da Amoreira - PR

Autores

  • Suellen Jane Correia Academica de especicialização da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp-ccp) e desenvolvo pesquisas junto a professora associada do departarmento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina (Uel) ambas no estado do Paraná.
  • Eloiza Cristiane Torres Professora associada do departamento de Geociências cce da Universidade Estadual de Londrina - PR.

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2018v28n54p588-597

Resumo

Os recursos didáticos são abordados frequentemente pelo campo docente, pois são responsáveis em promover o processo de ensino aprendizagem dos alunos. Porém, cabe ao educador diversificar constantemente para atender a demanda em sala de aula. Já que, nenhum aluno aprende igual ao outro, cada um possui a sua singularidade, especialmente aqueles com necessidades educativas especiais. Assim, o objetivo central se baseou em compreender se os recursos cartográficos táteis estão sendo utilizados na rede regular de ensino, e como os professores lidam com os alunos com deficiência visual em suas disciplinas, mais especificamente nas aulas de geografia. Portanto, concluímos que realidade é tumultuosa os docentes sentem retraídos em lidar com os alunos com NEE, por inúmeros motivos citados por eles mesmo em entrevista como: formação inicial fragilizada, jornadas exaustivas, escassez de materiais para a confecção do recurso, carência de cursos de capacitação para os profissionais se prepararem para atender estes alunos. Portanto, todos esses apontamentos fazem com que os alunos sejam prejudicados no processo de ensino aprendizagem, afim de sanar este problema, espera-se mostrar aos professores ideias para inserir esse recurso em sala de aula, diminuindo assim o uso dos métodos descritivos e repetitivos com esses alunos.

Palavras Chaves: Mapas Táteis; Inclusão; Recursos Didáticos.

Abstract:

The teaching resources are often addressed by the teaching field, as they are responsible for promoting the process of teaching students' learning. However, it is up to the educator to constantly diversify to meet the demand in the classroom. Since, no student learns the same as the other, each one has its singularity, especially those with special educational needs. Thus, the central objective was to understand whether tactile mapping resources are being used in the regular education network, and how teachers deal with visually impaired students in their subjects, more specifically in geography classes. Therefore, we conclude that reality is tumultuous teachers feel withdrawn in dealing with students with SEN, for many reasons cited by them even in an interview such as: initial training fragilized, exhaustive days, shortage of materials for the making of the resource, lack of courses of professionals to prepare to serve these students. Therefore, all these notes cause students to be harmed in the teaching-learning process, in order to solve this problem, it is hoped to show teachers ideas to insert this resource in the classroom, thus reducing the use of descriptive and repetitive methods with these students.

Keywords: Tactile Maps; Inclusion; Didactic resources.

 

 

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Biografia do Autor

Suellen Jane Correia, Academica de especicialização da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp-ccp) e desenvolvo pesquisas junto a professora associada do departarmento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina (Uel) ambas no estado do Paraná.

Atualmente iniciei uma segunda licenciatura na area de Espanhol pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - Fui Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência no ano de 2016 em Cornélio Procópio. Especialização nas seguintes areas de ensino: Geografia e História - Faculdade São Brás, Educação Especial Inclusiva - Faculdade São Brás e Geografia e Desenvolvimento Regional: Natureza, Sociedade e Ensino de Geografia - UENP. Tenho interesse nas seguintes áreas de investigação: Cartografia Tatil, Educação Especial, Educação Ambiental, Ensino de Geografia e Geografia Urbana. 

Eloiza Cristiane Torres, Professora associada do departamento de Geociências cce da Universidade Estadual de Londrina - PR.

Possui Licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, licenciada em Pedagogia pela Fatecc/kurios, mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e pós doutorado pela Universidade Estadual de Maringá com estágio na Universitá degli Studi di Gnova-Italia .Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina, lecionando na graduação, mestrado/doutorado, é coordenadora da especialização em ensino,é orientadora no PDE e no PIBID. Atua principalmente com: Educação Ambiental, Educação Especial e Ensino de Geografia.

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Publicado

2018-07-03

Como Citar

Correia, S. J., & Torres, E. C. (2018). A inclusão do aluno com deficiência visual: uma análise preliminar no município de São Sebastião da Amoreira – PR / Inclusion of visual deficiency students: a preliminary analysis in the municipality of São Sebastião da Amoreira - PR. Caderno De Geografia, 28(54), 588–597. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2018v28n54p588-597