A atuação profissional do Geógrafo na elaboração dos Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental (EIAs/RIMAs)

Autores

  • Henrique Elias Pessoa Gutierres Geógrafo do Departamento de Geociências (Laboratório de Planejamento e Gestão Ambiental) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  • Camilla Jerssica da Silva Bacharela em Geografia (Universidade Federal da Paraíba - UFPB) e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPB.
  • Valdeniza Delmondes Pereira Bacharela em Geografia (Universidade Federal da Paraíba - UFPB) e Técnica em Meio Ambiente (Instituto Federal da Paraíba - IFPB).
  • Jéssika de Olveira Neles Rodrigues Bacharela em Engenharia Ambiental (Universidade Federal da Paraíba) e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPB).

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2019v29n59p997

Resumo

A elaboração dos Estudos de Impacto Ambiental é uma das áreas que vem demandando a atuação do geógrafo. Diante da complexidade de tal estudo, o mesmo exige uma equipe multidisciplinar de profissionais para a sua elaboração. Dessa forma, este artigo se propõe a apresentar dados reais sobre a atuação dos geógrafos na elaboração dos EIAs/RIMAs protocolados no órgão ambiental do estado da Paraíba, entre os anos de 2000 e 2015. Tem como base uma pesquisa aplicada e descritiva através do método documental. Sendo assim, demonstra-se que o geógrafo foi um dos profissionais mais presentes nas equipes dos EIAs analisados e a necessidade em se discutir as possibilidades de atuação em relação às diversas áreas da geografia, tendo a análise integrada como uma virtude desse profissional para o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades de significativo poder de degradação ambiental.

Palavras-chave: Geógrafos; EIAs/RIMAs; Licenciamento Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-10-07