Análise comparativa de geocoberturas em três vertentes no Chapadão do Diamante, Serra da Canastra-MG, Brasil

Autores

  • Thallita Isabela Silva Martins Nazar UFU
  • Sílvio Carlos Rodrigues Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2020v30nesp1p1-18

Palavras-chave:

Granulometria, materiais superficiais, geomorfologia

Resumo

O presente artigo tem por objetivo a caracterização física de três vertentes representativas do Chapadão do Diamante, na Serra da Canastra, tendo em vista a diversidade de formas de relevo e de geocoberturas ali presentes. A aplicação das análises laboratoriais de granulometria contribuiu para a caracterização morfológica dos materiais, para o melhor entendimento dos processos físicos atuantes durante a sua gênese. Foram aplicadas técnicas de peneiramento e sedimentação, que permitiram uma importante diferenciação entre as três vertentes analisadas, além da elaboração de curvas granulométricas para cada camada nos diferentes pontos amostrais a partir do peneiramento, sendo que os dados oriundos da sedimentação foram lançados no triângulo textural. Os resultados demonstraram, também, variações dentro dos próprios transectos, indicando respostas dos materiais às características do terreno e do substrato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thallita Isabela Silva Martins Nazar, UFU

Doutora em Geografia (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Mestra em Geografia (2013) pela mesma Instituição (UFU). Especialista em Geomática (2011) com ênfase em Geoprocessamento pela Faculdade Católica de Uberlândia. Graduada em Geografia (Licenciatura - 2010 e Bacharelado - 2011) pela Universidade Federal de Uberlândia. É colaboradora do Laboratório de Geomorfologia e Erosão dos Solos do Instituto de Geografia - UFU. Possui experiência em Geomorfologia, Geoprocessamento e Geografia Física Geral; desenvolve trabalhos, principalmente, nas áreas de Cartografia Geomorfológica, Análise da Paisagem e Evolução do Relevo.

Downloads

Publicado

2020-01-23

Como Citar

Nazar, T. I. S. M., & Rodrigues, S. C. (2020). Análise comparativa de geocoberturas em três vertentes no Chapadão do Diamante, Serra da Canastra-MG, Brasil. Caderno De Geografia, 30(1), 1–18. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2020v30nesp1p1-18