Reflexões sobre a quem servem o agricultor e o educador na perspectiva da educação do campo
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2020v30nesp2p154Palavras-chave:
Agricultor Familiar, Educador do campo, Educação do campo, CapitalismResumo
No campo, há uma amplitude de saberes que são revividos e reinventados, permitindo tanto ao agricultor como ao educador um contínuo processo de aperfeiçoamento que complementa a formação continuada e ampliação do conhecimento dos mesmos. Nesse sentido, este artigo, através de pesquisas bibliográficas, objetiva discutir a relevância dos trabalhos realizados pelo educador do campo e do agricultor, principalmente o agricultor familiar, para a sociedade atual. Percebe-se que o educador tem um papel fundamental na busca de uma autonomia do agricultor familiar ao mesmo tempo em que pode servir de instrumento de controle destes pelo Estado. É de suma importancia a formação continuada e a discussão da realidade dos educandos para que não ocorra uma alienação destes, causada pela submissão dos educadores e agricultores frente ao sistema capitalista que visa subjugar e controlar essa parcela da sociedade de acordo com seus interesses. Defende-se que o educador deve, através da práxis, resistir ao sistema e construir em união com a comunidade novos conhecimentos na busca de uma educação significativa, que traga uma identidade ao agricultor familiar.
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