Deitado em berço esplendido: O sonho de Brasil potência, os projetos governamentais de desenvolvimento para a Amazônia na segunda metade do século XX e seus impactos para o século XXI
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2020v30nesp3p373Palavras-chave:
Amazônia Legal; Governo Militar; Desenvolvimento; Modernização.Resumo
Esse artigo tem por objetivo provocar uma reflexão sobre os impactos produzidos pela implantação dos projetos e programas governamentais na Amazônia Legal, sobretudo a partir da década de 1964 sob o discurso desenvolvimentista e de proteção à internacionalização da floresta. Desse modo, nos propusemos a analisar os planos traçados e implantados pelos militares e continuados pelos governos democráticos, analisando seus efeitos na qualidade de vida da população envolvida. Analisamos a influência de agências como SUDAM, INCRA, programas como POLONOROESTE e grandes obras como Belo Monte a fim de contextualizar o panorama traçado ao longo das últimas décadas do que se entende por modernização e desenvolvimento do ponto de vista do Estado e seus efeitos perversos para a floresta e os que nela habitam. Tais empreendimentos favoreceram uma pequena parcela privilegiada composta de fazendeiros, empresários e grandes corporações, e trouxeram pouco ou nenhum benefício aos indicadores sociais dos estados que compõe a Amazônia Legal, principalmente as áreas “beneficiadas” com as grandes obras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.