Das políticas de ocupação a agroindustrialização
dinâmica migratória em Lucas do Rio Verde (MT)
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2020v30nesp3p394Palavras-chave:
Migração; Projetos de Reocupação; Urbanização; Cerrado; Amazônia Legal.Resumo
O objetivo do artigo é analisar as conexões entre migração e desenvolvimento econômico nos municípios criados no contexto das políticas de reocupação, realizadas entre as décadas de 1960 e 1980. Esses projetos tiveram como intuito incentivar a expansão da fronteira agrícola, e direcionar os fluxos migratórios para áreas consideradas demográfica e economicamente "vazias" nas Regiões Centro-Oeste e Norte do país. Para realizar a análise, empregou-se o estudo de caso do município de Lucas do Rio Verde, localizado no médio norte do Mato Grosso, em área de ecótono entre Cerrado e Floresta Amazônica. Lucas Rio Verde se originou de um Projeto Especial de Assentamento, e se tornou um importante produtor de grãos e alimentos agroindustriais. Através de análise descritiva dos dados socioeconômicos e demográficos das pesquisas de responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi possível confirmar que a forma de ocupação planejada pelo governo federal não repercutiu na inclusão produtiva e nem na reprodução de condições socioeconômicas para fixação dos migrantes no espaço rural, de modo que o local de destino do migrante é, sobretudo, o núcleo urbano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.