O papel da cartografia na formação inicial do docente, seus limites e possibilidades na licenciatura em geografia
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31n66p723Palavras-chave:
Geografia; Cartografias; Formação docente; Metodologias de ensino.Resumo
Este artigo discute o papel da linguagem cartográfica na formação inicial do docente, destacando limites e possibilidades. O fazer cartográfico mesmo estando ligado historicamente às classes dominantes se apresenta como possibilidade de ler e interpretar o mundo em seus diversos cenários cotidianos. Por meio de pesquisa bibliográfica o estudo corrobora para apresentar caminhos que possibilitem romper os limites impostos à Cartografia e apreendê-la como linguagem cuja contribuição para o ensino de Geografia corrobore para a formação do indivíduo com vistas a uma formação cidadã. Consideramos que os limites na formação do docente em Geografia quanto à linguagem cartográfica são impostos por uma prática que necessita de reflexão. Refletir sobre essa prática pedagógica passa por pensar a educação para a formação cidadã, em como a cartografia se apresenta na formação inicial do docente em Geografia e em metodologias da linguagem cartográfica que contribuam para fazer esse fim.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.