O papel da cartografia na formação inicial do docente, seus limites e possibilidades na licenciatura em geografia

Autores

  • Dayana Aparecida Marques de Oliveira Cruz Instituto Federal de São Paulo
  • Mariana da Silva Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31n66p723

Palavras-chave:

Geografia; Cartografias; Formação docente; Metodologias de ensino.

Resumo

Este artigo discute o papel da linguagem cartográfica na formação inicial do docente, destacando limites e possibilidades. O fazer cartográfico mesmo estando ligado historicamente às classes dominantes se apresenta como possibilidade de ler e interpretar o mundo em seus diversos cenários cotidianos. Por meio de pesquisa bibliográfica o estudo corrobora para apresentar caminhos que possibilitem romper os limites impostos à Cartografia e apreendê-la como linguagem cuja contribuição para o ensino de Geografia corrobore para a formação do indivíduo com vistas a uma formação cidadã.  Consideramos que os limites na formação do docente em Geografia quanto à linguagem cartográfica são impostos por uma prática que necessita de reflexão. Refletir sobre essa prática pedagógica passa por pensar a educação para a formação cidadã, em como a cartografia se apresenta na formação inicial do docente em Geografia e em metodologias da linguagem cartográfica que contribuam para fazer esse fim.

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Publicado

2021-07-20

Como Citar

Cruz, D. A. M. de O. ., & Ferreira, M. da S. . (2021). O papel da cartografia na formação inicial do docente, seus limites e possibilidades na licenciatura em geografia. Caderno De Geografia, 31(66), 723. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31n66p723