Estratégias para ler e reler textos sobre ensino de Geografia

Autores

  • Bruno Nunes Batista Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31n65p482

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, processos da leitura, formação docente, explicação, comentário

Resumo

Tomando por base a noção de que a leitura acadêmica pressupõe um método para entender os fundamentos teóricos, os meios de aplicação e o contexto de elaboração dos textos, este ensaio é escudado pela tese de que cabe ao professor aprender a ler os clássicos da área do ensino de Geografia. Mediante essa premissa, os argumentos-chave são desenvolvidos por meio dos seguintes imperativos: 1) levantar a hipótese de que os estudantes de licenciatura não sabem ler ou leem mal; 2) dialogando com autores como Dominique Folscheid, Jean-Jacques Wunenburguer e Frédéric Cossutta, aventar uma metodologia ledora; 3) fazendo uso da técnica da explicação e do comentário, problematizar três tempos distintos do pensamento geográfico escolar.

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Biografia do Autor

Bruno Nunes Batista, Universidade Federal de Pelotas

Doutor e mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor de ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

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Publicado

2021-04-15

Como Citar

Batista, B. N. (2021). Estratégias para ler e reler textos sobre ensino de Geografia. Caderno De Geografia, 31(65), 482. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31n65p482