Na interface do embasamento, solos e cobertura: a suscetibilidade à desertificação da Sub-bacia Hidrográfica do Rio Figueiredo, Ceará

Autores

  • Sérgio Domiciano Gomes de Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Anny Catarina Nobre de Souza Universidade do Estado do Rio Grande Norte
  • Maria Losângela Martins de Sousa Universidade do Estado do Rio Grande Norte

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31n66p682

Palavras-chave:

Semiárido, Indicadores geobiofísicos, Desertificação, Geossistemas, Litologia, Erosão, Vegetação

Resumo

A desertificação é um problema ambiental grave que afeta as zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas do planeta Terra. Por essa razão, o trabalho visa analisar como a geologia, os solos e a vegetação indicam a suscetibilidade à desertificação da Sub-bacia Hidrográfica do Rio Figueiredo (SBHRF). Assim, buscou-se conhecer as condições geoambientais da área a partir dos sistemas ambientais; verificar a permoporosidade das rochas presentes na sub-bacia; identificar as principais associações de solos; observar a vulnerabilidade dos sistemas ambientais à erosão, bem como o uso e cobertura do solo. Para tanto, foi utilizado o marco metodológico dos indicadores biofísicos de Abraham e Beekmam (2006) associados aos geobiofísicos de Oliveira (2011) para aplicação na área em estudo. Desse modo, a área se apresenta com suscetibilidade que varia de moderada a alta à desertificação, pela baixa permoporosidade das rochas cristalinas que embasam a área, pela vulnerabilidade à erosão que varia de estabilidade mediana com tendência a vulnerável, bem como o estado atual da cobertura vegetal que se apresenta fortemente degradada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anny Catarina Nobre de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande Norte

Estudante do curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF). Membra do Grupo de Estudos Análise Geoambiental e Estudos Integrados da Paisagem (GEAGEIP) e do Núcleo de Estudos Geoambientais e Cartográficos (NEGECART).

Maria Losângela Martins de Sousa, Universidade do Estado do Rio Grande Norte

Possui doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2016), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2012) e graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2009). Atualmente é professora Adjunta do departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e professora permanente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É professora pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisas sobre Espaço, Ensino e Ciências Humanas (GEPEECH) e do Núcleo de Estudos Geoambientais e Cartográficos (NEGECART) da UERN/CAMEAM. Realizou intercâmbio Internacional Brasil/Cabo Verde, na modalidade Doutorado Sanduíche em 2014/2015 na Universidade de Cabo Verde (UniCV) e tem experiência na área da Geografia Física, com ênfase na Dinâmica Ambiental e territorial, a partir dos seguintes temas: relação sociedade natureza, degradação ambiental, desertificação, bacia hidrográfica, recursos naturais, análise ambiental e ensino de Geografia.

Downloads

Publicado

2021-07-19

Como Citar

Souza, S. D. G. de, Souza, A. C. N. de ., & Sousa, M. L. M. de. (2021). Na interface do embasamento, solos e cobertura: a suscetibilidade à desertificação da Sub-bacia Hidrográfica do Rio Figueiredo, Ceará. Caderno De Geografia, 31(66), 682. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31n66p682