Comércio e serviços de rua como manifestações do circuito inferior da economia em dois bairros de Salvador, Bahia
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31n64p120Palavras-chave:
comércio de rua, serviços de rua, circuito inferior da economia, bairro, requalificação urbana, Salvador.Resumo
Neste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa conduzida junto aos comerciantes e prestadores de serviços de rua em dois bairros de Salvador no ano de 2019. Foram realizadas, a partir de uma amostragem não probabilística por cotas e com curva de saturação de respostas, 18 entrevistas no bairro do Rio Vermelho e 15 entrevistas no bairro da Graça. Objetivou-se caracterizar o perfil e as trajetórias dos comerciantes e prestadores de serviços de rua, assim como identificar as relações entre o circuito superior e o circuito inferior da economia (SANTOS, 2004), estabelecidas a partir da atuação dos empreendedores de rua alcançados pela pesquisa. Um critério fundamental para a escolha dos dois bairros foi a implementação de operações recentes de requalificação urbana em seus espaços públicos. São, ambos, bairros residenciais, com moradores de renda média a alta, que apresentam uma significativa presença de comércio e serviços de rua. Embora haja especificidades em cada um dos recortes analisados, percebe-se que em ambos há uma complementaridade entre os dois circuitos da economia, evidenciada, sobretudo, na localização do comércio e dos serviços de rua. Os comerciantes/prestadores de serviço apresentam, em geral, certa flexibilidade em sua jornada de trabalho, adaptando o período de trabalho às especificidades de quem trabalha na rua. Tanto no Rio Vermelho como na Graça, aqueles comerciantes/prestadores de serviço que dispõem de estruturas fixas (quiosques e barracas metálicas) são em geral cadastrados e recolhem taxas, além de ter uma jornada de trabalho melhor distribuída na semana e menos dificuldades no cotidiano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.