Geodiversidade, marketing e fotografia:

o UNESCO Geopark Costa Basca (Espanha) como destino geoturístico

Autores

  • Suedio Alves Meira Universidade Estadual do Ceará
  • Edson Vicente da Silva
  • Marcos Antonio Leite do Nascimento
  • Asier Hilario Orús

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31n66p766

Palavras-chave:

Geopatrimônio, Geoturismo, Geoparks, Marketing Turístico

Resumo

A fotografia é um importante instrumento no marketing turistico, uma vez que auxilia na concepção e consolidação da imagem do destino turístico. Elemetos da geodiversidade que dispõem de valores estéticos e culturais são comumente utilizados como produtos nos destinos turisticos. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo discutir a relação entre geodiversdiade, marketing turístico e o uso de fotografias de paisagem na consolidação da imagem do destino turístico, tendo como foco especial as práticas geoturísticas. O estudo de caso analisou fotografias presentes em materiais de promoção turisticas do UNESCO Geopark Costa Basca (Espanha), visando entender as técnicas, os símbolos e as anrrativas presentes. A metodologia partiu de uma discussão teórica, trabalho de campo e análise qualitativa dos atributos físicos das fotografias. Elementos geológicos e geomorfológicos da Costa Basca são retatados nas fotografias, evidenciando um geopatrimônio singular que sustenta a preservação ambiental e cultural, princípio que todo geoparque deve construir e transmitir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-09-06

Como Citar

Meira, S. A., Vicente da Silva, E., Leite do Nascimento, M. A., & Hilario Orús, A. (2021). Geodiversidade, marketing e fotografia:: o UNESCO Geopark Costa Basca (Espanha) como destino geoturístico . Caderno De Geografia, 31(66), 766. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31n66p766