Análise de dados de Sensoriamento Remoto nas estimativas de variabilidade espacial e temporal de superfícies de inundação na planície fluvial do rio Javaés, TO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31n67p1169

Palavras-chave:

Áreas úmidas, Sensoriamento Remoto, Ilha do Bananal, Conectividade

Resumo

A presente pesquisa analisou a variabilidade da inundação na zona deposicional do rio Javaés, em relação com a dinâmica de precipitação e vazão entre 1984 a 2020. A metodologia consistiu na coleta de dados, processamento de imagens, estatística e análise dos resultados. Os resultados revelam que a sazonalidade climática estabelece ciclos de inundação monomodais, com maior recorrência em planos abaciados, atingindo um terço da área de estudo, com a redução de 3,3% durante secas anuais. O teste de tendência Mann-Kendall indica forte regressão na ocorrência da inundação nos últimos 35 anos. Testes sazonais de Mann-kendall também indicam significativas regressões na vazão e precipitação no rio Javaés, com concentração nos meses de seca e no início das chuvas. Dados topográficos revelam que paleoformas no interior da ilha do Bananal controlam a conectividade entre áreas inundadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Araujo Ramos dos Santos, Instituto de Estudos Sócioambientais, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em GEOGRAFIA pela Universidade Federal do Tocantins (2013), graduação em Geografia - Claretiano Centro Universitário (2019) e mestrado em GEOGRAFIA pela Universidade Federal do Tocantins (2016). Atualmente é bolsista de doutorado da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, geomorfologia fluvial, bacia hidrográfica, índices geomórficos e neotectônica.

Luis Felipe Soares Cherem, Instituto de Estudos Sócioambientais, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Geografia - Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), doutorado em Evolução Crustal e Recursos Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto (2012) e doutorado em Ecole Doctorale Sciences de l'Environnement (ED251) - Aix-Marseille Université (2012). Atualmente é conselheiro da União da Geomorfologia Brasileira e professor adjunto iv da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores ambientais, geomorfologia fluvial, gestão ambiental, proposta metodológica e sensoriamento remoto. 

Downloads

Publicado

2022-01-24

Como Citar

Santos, D. A. R. dos ., & Cherem, L. F. S. . (2022). Análise de dados de Sensoriamento Remoto nas estimativas de variabilidade espacial e temporal de superfícies de inundação na planície fluvial do rio Javaés, TO. Caderno De Geografia, 31(67), 1169. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31n67p1169