A involução Cartográfica da Vila de São João Batista do Presídio
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31n66p738Palavras-chave:
Visconde do Rio Branco, ordenamento territorial, municípioResumo
O Estado brasileiro enfrentou ao longo do século XIX o desafio de ordenar o território no interior das províncias. A forma como se estabeleciam os limites municipais era um problema e o crescimento do número de municípios principalmente a partir da década de 1830 dificultou ainda mais a delimitação da área dos municípios. Junto a essa questão a constituição político-administrativa se apresentava de uma forma muito mais complexa como conhecemos atualmente. Se os municípios atualmente são subdivididos apenas em distritos, anteriormente os poderes políticos, judiciários e eclesiásticos participavam do ordenamento territorial e diferentes categorias se sobrepunham gerando um complexo ordenamento territorial. A cidade de Visconde do Rio Branco, localizada no sudeste de Minas Gerais tem seu processo de formação inserido dentro desse contexto. Quando ainda povoado denominava-se Aldeia do Xopotó dos Coroados, e o município foi criado somente em 1839 após ser desmembrado de Pomba com a denominação de Vila de São João Batista do Presídio. O município do Presídio tem um papel importante na consolidação da territorialidade da porção central da zona da Mata mineira, do seu território originaram-se 49 municípios. Nesse sentido o objetivo dessa pesquisa é realizar um estudo de involução territorial, partindo da atualidade até o ano de criação da Vila de São João Batista do Presídio em 1839. A metodologia adotada fundamentou-se em pesquisas bibliográficas e levantamento de base de dados cartográfica. Os principais resultados obtidos consistem na representação cartográfica do limite territorial de Visconde do Rio Branco para diferentes períodos, a Genealogia a partir da Vila de São João Batista do Presídio e a comparação da divisão política legal com a divisão do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Dessa forma, espera-se que a pesquisa possa contribuir com informações e materiais cartográficos que enriqueçam a geografia-histórica do município de Visconde do Rio Branco e também dos municípios que se desmembraram de seu território original.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.