Rede urbana e divisão territorial do trabalho: uma análise das cadeias do tabaco e da avicultura na região dos Vales-Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31n67p1051

Palavras-chave:

Rede urbana, Divisão territorial do trabalho, Tabaco, Avicultura, Região dos Vales-RS

Resumo

A globalização é responsável por uma ampliação das interações, contribuindo para configuração de complexos globalizados movidos pela distribuição e integração espacial de atividades produtivas e pelas estratégias de corporações que atuam em diferentes escalas espaciais. A divisão territorial do trabalho dessas cadeias produtivas globais condiciona e reflete o funcionamento das redes urbanas. Analisa-se a divisão territorial do trabalho das cadeias do tabaco e da avicultura, comandadas por corporações multinacionais, e suas interrelações com a rede urbana no território da região dos Vales–RS–Brasil. Utiliza-se dados do Censo Demográfico (IBGE, 2010), da rede urbana brasileira (IBGE, 2020b) e dos CNPJ das empresas (2020). Observa-se que as empresas multilocalizadas e verticalizadas no território, como as multinacionais, constituem padrões espaciais mais simples de interações na rede urbana, enquanto as empresas multilocalizadas e horizontalizadas, como as de abrangência regional, constituem padrões mais complexos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Rezende Faccin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda e Mestra (2020) em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PROPUR/UFRGS, na linha de pesquisa Planejamento do Espaço Urbano e Regional. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2018). É integrante do GEPEUR - Grupo de Pesquisa e Estudos Urbanos e Regionais - CNPq.

Rogério Leandro Lima da Silveira, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Pesquisador do CNPq. Geógrafo graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestre e Doutor em Geografia Humana pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Doutorado em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade Nova de Lisboa, com bolsa da CAPES (BEX 7352/14-0). Pesquisador Visitante do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa - CICS.NOVA. Professor titular e pesquisador do Departamento de História e Geografia, e pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Mestrado e Doutorado, da Universidade de Santa Cruz do Sul. É lider do GEPEUR - Grupo de Pesquisa e Estudos Urbanos Regionais (CNPq). Coordenador do Observatório do Desenvolvimento Regional. Integra a Rede Brasileira de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial (RETE). Editor da REDES - Revista sobre o Desenvolvimento Regional, do PPGDR-UNISC.

Downloads

Publicado

2021-12-09

Como Citar

Faccin, C. R. ., & Silveira, R. L. L. da . (2021). Rede urbana e divisão territorial do trabalho: uma análise das cadeias do tabaco e da avicultura na região dos Vales-Rio Grande do Sul. Caderno De Geografia, 31(67), 1051. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31n67p1051