A capacidade de carga turística no uso público da Fenda da Freira - Parque Nacional dos Campos Gerais
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31n67p932Resumo
A visitação turística em cavidades subterrâneas demanda estudos de diagnóstico e de planejamento dessa atividade, principalmente considerando as peculiaridades das cavernas, como ambiente confinado, baixa luminosidade, fauna especializada e feições frágeis, a exemplo dos espeleotemas. A limitação no número de visitas diárias e a organização das mesmas ao longo desse período são medidas básicas para gerenciar o uso turístico deste tipo de atrativo. Este trabalho apresenta um estudo de capacidade de carga turística na Fenda da Freira, cavidade subterrânea localizada no Parque Nacional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, Paraná. Em pouco mais de um ano de visitação descontrolada a fenda foi impactada negativamente pela ação dos visitantes. Inscrições nas paredes, escaladas em locais indevidos e excesso de ruído foram alguns dos distúrbios. Com objetivo de compatibilizar o uso e a proteção do local, um Plano de Uso Público foi elaborado, e a capacidade de carga turística integrou o estudo. Uma adaptação no método de Cifuentes, proposto com base em experiências em áreas protegidas, orientou os trabalhos. A capacidade de carga física da cavidade subterrânea foi de cerca de 1690 visitas diárias, a qual, ajustada por cinco fatores de correção pautados nos aspectos da geodiversidade e biodiversidade suscetíveis a impactos, foi reduzida para 40 visitas por dia, que corresponde à sua capacidade de carga real. Este número foi considerado um dado orientativo que, a partir da adoção de medidas mais abrangentes, como acompanhamento de guias de turismo somado ao fornecimento de informações científicas e educativas, além da supervisão da equipe de trabalho pelo período de um ano, foi adequado para 160 visitas por dia. Esse conjunto de ações tem refletido na recuperação ambiental gradual da Fenda da Freira e na melhoria da qualidade da atividade turística nesse atrativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.