(Re)estruturação das cidades médias do Sul de Minas Gerais: uma análise morfofuncional comparativa de Alfenas e Poços de Caldas
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31nesp2p3Palavras-chave:
Espaço intra-urbano; Rede urbana; Reestruturação da cidade.Resumo
O presente estudo tem como proposta principal realizar uma análise morfofuncional comparativa entre as cidades médias de Alfenas e Poços de Caldas, ambas localizadas na mesorregião Sul/Sudoeste de Minas Gerais. Nesse sentido, para tal análise, consideramos a situação dessas cidades na rede urbana no sul de Minas Gerais e a relação com os espaços intra-urbanos dessas cidades, tendo como contextos os processos de acumulação flexível, de reestruturação produtiva e da rede urbana no país, apontando para padrões espaciais mais complexos nas escalas regionais e locais. De modo geral, essas cidades médias apresentaram nas últimas décadas índices elevados de crescimento em função da desconcentração de atividades econômicas e população de grandes centros, advindo daí os problemas desse crescimento. Metodologicamente se colocam as dificuldades de comparar cidades, cada qual com suas especificidades geográficas e históricas, sem cair em generalizações e formalismos. A proposição foi, a partir da morfologia urbana, buscar as articulações entre as escalas regional e intraurbana, as relações regionais entre Poços de Caldas e Alfenas, visto que a primeira polariza a segunda, e estão em estágios diferenciados de evolução e estruturação urbana, conforme pode-se notar nos processos de dispersão e de fragmentação da mancha urbana e, portanto, os processos de produção do espaço, a dinâmica dos agentes e classes sociais, e da segregação socioespacial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.