As conquistas da Educação do Campo e o avanço da extrema-direita: desafios e perspectivas

Autores

  • Maria de Fátima Almeida Martins Professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Abigail Bruna da Cruz Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas
  • Leonardo Lencioni Mattos Santos Universidade Federal de Alfenas/ Mestrando em Geografia
  • Jefferson Nunes Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31nesp2p70

Palavras-chave:

Educação do Campo, Política Pública, Agricultura Familiar, Campesinato, Agronegócio, Neoliberalismo na educação

Resumo

A pressão dos movimentos socioterritoriais de luta pela terra, em articulação com diferentes instituições da sociedade civil organizada e, associada a isso, um governo de esquerda, que assumiu a educação para as escolas do campo como política pública, contribuíram para o fortalecimento da Educação do Campo. Neste compromisso coletivo, o objetivo foi garantir a criação e manutenção das escolas em espaços rurais com uma proposta pedagógica vinculada à sua realidade, investir na formação de professores voltados para atender essas escolas rurais e a elaboração de materiais didáticos destinados a essa população. Essas ações foram garantidas por políticas públicas constituídas por dentro do Programa Nacional de Educação do Campo (PRONACAMPO), sendo uma dessas políticas o Programa Nacional do Livro Didático do Campo (PNLD Campo). Mas, com o fortalecimento da extrema-direita e da bancada ruralista na política brasileira desde 2016, está em curso um ataque às políticas voltadas ao campo, resultando em fechamento e até mesmo a destruição de algumas escolas rurais, corte de verbas na política de formação de professores para o campo, o encerramento do PNLD Campo e a desarticulação do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Esse contexto favorece o fortalecimento do movimento organizado por setores do agronegócio, com objetivo de controlar a educação no espaço agrário brasileiro. Neste sentido, discute-se nesse trabalho um breve histórico da Educação do Campo e das políticas públicas educacionais voltadas ao meio rural. Aponta-se algumas das disputas atuais que abarcam a educação do/no campo, bem como a relação dessas disputas com o aumento do poder das elites agrárias a partir de 2016, demonstrando como a concentração fundiária está na base desses processos.

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Publicado

2021-09-15

Como Citar

Almeida Martins, M. de F., Bruna da Cruz, A. ., Lencioni Mattos Santos, L., & Nunes, J. . (2021). As conquistas da Educação do Campo e o avanço da extrema-direita: desafios e perspectivas. Caderno De Geografia, 31(2), 70. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31nesp2p70

Edição

Seção

ARTIGOS