As conquistas da Educação do Campo e o avanço da extrema-direita: desafios e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31nesp2p70Palavras-chave:
Educação do Campo, Política Pública, Agricultura Familiar, Campesinato, Agronegócio, Neoliberalismo na educaçãoResumo
A pressão dos movimentos socioterritoriais de luta pela terra, em articulação com diferentes instituições da sociedade civil organizada e, associada a isso, um governo de esquerda, que assumiu a educação para as escolas do campo como política pública, contribuíram para o fortalecimento da Educação do Campo. Neste compromisso coletivo, o objetivo foi garantir a criação e manutenção das escolas em espaços rurais com uma proposta pedagógica vinculada à sua realidade, investir na formação de professores voltados para atender essas escolas rurais e a elaboração de materiais didáticos destinados a essa população. Essas ações foram garantidas por políticas públicas constituídas por dentro do Programa Nacional de Educação do Campo (PRONACAMPO), sendo uma dessas políticas o Programa Nacional do Livro Didático do Campo (PNLD Campo). Mas, com o fortalecimento da extrema-direita e da bancada ruralista na política brasileira desde 2016, está em curso um ataque às políticas voltadas ao campo, resultando em fechamento e até mesmo a destruição de algumas escolas rurais, corte de verbas na política de formação de professores para o campo, o encerramento do PNLD Campo e a desarticulação do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Esse contexto favorece o fortalecimento do movimento organizado por setores do agronegócio, com objetivo de controlar a educação no espaço agrário brasileiro. Neste sentido, discute-se nesse trabalho um breve histórico da Educação do Campo e das políticas públicas educacionais voltadas ao meio rural. Aponta-se algumas das disputas atuais que abarcam a educação do/no campo, bem como a relação dessas disputas com o aumento do poder das elites agrárias a partir de 2016, demonstrando como a concentração fundiária está na base desses processos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.