Intervenção nas universidades: Cortes de verbas e imposições legais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31nesp2p148

Palavras-chave:

Ensino Superior, Perda de Autonomia, investimentos, precarização da formação inicial e continuada

Resumo

A autonomia da universidade garantida por meio da lei, está sendo ameaçada e esse processo se intensifica em um governo de extrema direita que se manifesta publicamente contra as universidades públicas e contra o servidor público. Para auxiliar na compreensão deste contexto, esse texto abordará a expansão do ensino superior no Brasil que se inicia em 2005 para evidenciar como a mudança do bloco do poder no governo, modifica o projeto e inicia uma política de intervenção nas universidades, seja por meio de cortes de verbas que inviabilizam muitas ações e também a intervenção por meio de políticas públicas aprovadas em forma de diretrizes e editais que atacam a autonomia da universidade. Para exemplificar esse movimento será feita uma análise pautada nos cursos de licenciatura que apresentam uma complexidade por estar vinculados a profissões desvalorizadas socialmente e financeiramente e que normalmente são oferecidas no período noturno para atender os alunos da classe trabalhadora que são provenientes de uma educação pública deficitária. A profissão docente é um espaço de disputa onde se enfrentam os defensores de uma formação ampla do profissional pautada em elementos que valorizam uma visão humana e emancipadora e os defensores de uma formação técnica que atende o mercado. No cenário político atual essa visão técnica está vencendo a disputa e está sendo imposta por meio da BNC-Formação que é uma Diretriz de formação de professores que impõem elementos relacionados a organização curricular e a avaliação dos cursos. A autonomia da universidade está ameaçada por diretrizes e editais que destinam verbas para esses cursos, desde que os mesmos atendam às exigências que estão articuladas. Diante deste cenário é importante estar atento e organizar estratégias de enfrentamento.

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Biografia do Autor

Sandra de Castro de Azevedo, Universidade Federal de Alfenas- MG

Doutora em Geografia Humana pela FFLCH- USP

Professora Adjunta da Universidade Federal de Alfenas

Roberto Mauro da Silva Fernandes, Universidade Federal de Alfenas - MG

Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e graduado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem Pós-Doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).Professor Visitante do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).

Abigail Bruna da Cruz, Universidade Federal de Alfenas - MG

Mestranda no PPGeo-Unifal-MG. Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) em 2017. Desenvolve pesquisas sobre o Ensino de Geografia na Educação do e no Campo, abordando assuntos referentes às políticas educacionais, neoliberalismo na educação, currículos e práticas pedagógicas em escolas rurais. Também desenvolve pesquisas na área da Geografia Cultural, dando ênfase, sobretudo, nas relações vividas pelos sujeitos que hoje são dados como minorias em garantia de seus direitos. Atualmente está inserida no Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais o GERES.

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Publicado

2021-09-15

Como Citar

Azevedo, S. de C. de, Fernandes, R. M. da S. ., & Cruz, A. B. da . (2021). Intervenção nas universidades: Cortes de verbas e imposições legais. Caderno De Geografia, 31(2), 148. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31nesp2p148

Edição

Seção

ARTIGOS