Geodiversidade, turismo e educação: a divulgação científica virtual no período de pandemia

Autores

  • Raphaela A. de Oliveira Araujo Universidade Federal de Alfenas
  • Gabriel Flora Vieira
  • Paulo Henrique de Souza
  • Clibson Alves dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31nesp2p131

Palavras-chave:

Educação Geocientífica, Geodiversidade, Currículo escolar, Tecnologias

Resumo

Os estudos concernentes a Geodiversidade tem sua gênese na década de 1990, tendo a convenção de Malvern como marco conceitual, desde então, os mesmos vêm se consolidado em pesquisas em todo o globo, possibilitando novas interpretações da natureza e dos sistemas ambientais inerentes a vida humana. Este artigo tem por finalidade apresentar uma breve análise sobre os conceitos da Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo, os entendendo como uma tríade para o conhecimento e preservação do meio abiótico. Desta forma, também se busca neste trabalho evidenciar a importância da divulgação geocientífica neste período de pandemia, o qual trouxe a imposição de um novo paradigma para a comunicação e distribuição de informações, se apropriando deste para proporcionar o conhecimento acerca da diversidade abiótica. Ainda neste artigo será também analisado o aparecimento destes termos na educação básica por meio da Base Nacional Comum Curricular, documento que norteia as competências e habilidades a serem desenvolvidas na etapa de ensino. Em consequência à importância empregada à divulgação geocientífica voltada ao Geoturismo, este artigo conta com diversos exemplos de iniciativas pioneiras que buscam explicitar possibilidades de interligação do lazer e o conhecimento científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-09-15

Como Citar

Araujo, R. A. de O. ., Vieira, G. F. ., Souza, P. H. de, & Santos, C. A. dos . (2021). Geodiversidade, turismo e educação: a divulgação científica virtual no período de pandemia. Caderno De Geografia, 31(2), 131. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31nesp2p131

Edição

Seção

ARTIGOS