Geodiversidade, turismo e educação: a divulgação científica virtual no período de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31nesp2p131Palavras-chave:
Educação Geocientífica, Geodiversidade, Currículo escolar, TecnologiasResumo
Os estudos concernentes a Geodiversidade tem sua gênese na década de 1990, tendo a convenção de Malvern como marco conceitual, desde então, os mesmos vêm se consolidado em pesquisas em todo o globo, possibilitando novas interpretações da natureza e dos sistemas ambientais inerentes a vida humana. Este artigo tem por finalidade apresentar uma breve análise sobre os conceitos da Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo, os entendendo como uma tríade para o conhecimento e preservação do meio abiótico. Desta forma, também se busca neste trabalho evidenciar a importância da divulgação geocientífica neste período de pandemia, o qual trouxe a imposição de um novo paradigma para a comunicação e distribuição de informações, se apropriando deste para proporcionar o conhecimento acerca da diversidade abiótica. Ainda neste artigo será também analisado o aparecimento destes termos na educação básica por meio da Base Nacional Comum Curricular, documento que norteia as competências e habilidades a serem desenvolvidas na etapa de ensino. Em consequência à importância empregada à divulgação geocientífica voltada ao Geoturismo, este artigo conta com diversos exemplos de iniciativas pioneiras que buscam explicitar possibilidades de interligação do lazer e o conhecimento científico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.