Reflexões e relatos sobre as intervenções nas universidades brasileiras:
Lei, Programa Future-se e interventores na UFGD
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31nesp2p203Palavras-chave:
Voto paritário; Parcialidade política; Parceria público-privada; Intervenções; UFGD.Resumo
A Lei 9.192/1995 especifica que o reitor das universidades públicas será nomeado pelo presidente da República a partir de listas tríplices organizadas pelas instituições e antecedidas de consulta à comunidade acadêmica. Diante disso, desde a redemocratização do Brasil o presidente passou a nomear o primeiro nome da lista em respeito à autonomia universitária garantida pela Constituição Federal de 1988. No entanto, o governo Bolsonaro vem desconsiderando a consulta prévia e nomeando ao cargo de reitor candidatos que não foram aprovados pela comunidade acadêmica (que ficaram na 2ª e 3ª posição nos pleitos), bem como nomeou professores que nem sequer estavam na lista. Ademais, uma outra forma de intervenção se configura. O Ministério da Educação apresentou o Programa Future-se com fins de possibilitar às Universidades Federais e Institutos Federais firmar contratos de captação de recursos com o setor privado. No entanto, apesar da adesão ser voluntária, o programa apresentado pelo governo aponta para a consolidação da mercantilização da educação e futuras interferências de grandes corporações capitalistas na universidade pública. Dessa forma, a nossa intenção é debater a intervenção do governo Bolsonaro frente às universidades públicas brasileiras por meio de interferências diretas nas eleições da comunidade acadêmica e ingerências “brandas” na forma de programas educacionais que visam atender os interesses de setores privados. Os casos escolhidos para ilustrar tais ações são o Programa Future-se e a intervenção na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Para tal, realizamos pesquisa bibliográfico e documental e acessamos o ciberespaço.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.