Reflexões e relatos sobre as intervenções nas universidades brasileiras:

Lei, Programa Future-se e interventores na UFGD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31nesp2p203

Palavras-chave:

Voto paritário; Parcialidade política; Parceria público-privada; Intervenções; UFGD.

Resumo

A Lei 9.192/1995 especifica que o reitor das universidades públicas será nomeado pelo presidente da República a partir de listas tríplices organizadas pelas instituições e antecedidas de consulta à comunidade acadêmica. Diante disso, desde a redemocratização do Brasil o presidente passou a nomear o primeiro nome da lista em respeito à autonomia universitária garantida pela Constituição Federal de 1988. No entanto, o governo Bolsonaro vem desconsiderando a consulta prévia e nomeando ao cargo de reitor candidatos que não foram aprovados pela comunidade acadêmica (que ficaram na 2ª e 3ª posição nos pleitos), bem como nomeou professores que nem sequer estavam na lista. Ademais, uma outra forma de intervenção se configura. O Ministério da Educação apresentou o Programa Future-se com fins de possibilitar às Universidades Federais e Institutos Federais firmar contratos de captação de recursos com o setor privado. No entanto, apesar da adesão ser voluntária, o programa apresentado pelo governo aponta para a consolidação da mercantilização da educação e futuras interferências de grandes corporações capitalistas na universidade pública. Dessa forma, a nossa intenção é debater a intervenção do governo Bolsonaro frente às universidades públicas brasileiras por meio de interferências diretas nas eleições da comunidade acadêmica e ingerências “brandas” na forma de programas educacionais que visam atender os interesses de setores privados. Os casos escolhidos para ilustrar tais ações são o Programa Future-se e a intervenção na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Para tal, realizamos pesquisa bibliográfico e documental e acessamos o ciberespaço.

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Biografia do Autor

Etienne Biasotto, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP), Professor Associado da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Reitor eleito da UFGD.

Danilo de Abreu e Silva, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG

Técnico em Audiovisual na UNIFAL-MG campus Poços de Caldas, Graduação em Comunicação Social (Rádio e TV) pela Universidade Estadual Paulista -  Unesp-SP e Mestre  em Divulgação Científica e Cultural pela Universidade Estadual de Campinas -  Unicamp-SP.

Alexandre Elias de Miranda Teodoro

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas - MG e Mestrando em Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG. Foi bolsita FAPEMIG durante o ano de 2019.

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Publicado

2021-09-15

Como Citar

Fernandes, R. M. da S., Biasotto, E., Silva, D. de A. e ., & Teodoro, A. E. de M. . (2021). Reflexões e relatos sobre as intervenções nas universidades brasileiras: : Lei, Programa Future-se e interventores na UFGD. Caderno De Geografia, 31(2), 203. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31nesp2p203

Edição

Seção

ARTIGOS