Topofilia e Topofobia em O Sertanejo: uma análise ecocrítica do regionalismo alencarino

Autores

  • Elisângela Campos Damasceno Sarmento Instituto Federal do Piauí
  • Geraldo Moura Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31n67p1078

Palavras-chave:

Geografia Humanista. Literatura. Relação homem-ambiente.

Resumo

Esta pesquisa propõe investigar, sob o método da Análise do Discurso de Linha Francesa e da perspectiva Ecocrítica - que estuda as imbricações entre a Literatura e a Ecologia -, as relações homem-ambiente e as representações do sertanejo e do sertão que o escritor José de Alencar delineia na obra O Sertanejo, dialogando com o sentimento humano que é despertado na interlocução com o lugar, com o ambiente e com o território, tendo em vista os conceitos de topofobia (aversão ao ambiente físico) e topofilia  (familiaridade ou apego), propostos, em 1980, pelo geógrafo chinês Yi-Fu Tuan. Os discursos presentes na narrativa demonstram a predominância do sentimento de apego à Caatinga (topofilia), desmistificando, pois, a visão hegemônica topofóbica. Portanto, a Ecocrítica suscita imersões inter e transdisciplinares, representando, assim, um substrato à compreensão das relações homem-ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Moura, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Geraldo Jorge Barbosa de Moura - Pós-Doutor em Comportamento pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto/Portugal. Doutor em Ciências Biológicas pela UFPB-UFRN/Brasil e UBA/Argentina. Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Recife-PE. Professor do Programa de Pós-graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental – UNEB; do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade – UFRPE; do Programa de Pós-graduação em Biociência Animal – UFRPE; do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais – UFRPE; do Programa de Pós-graduação em Geociências e Paleontologia - UFC. Autor do artigo “Topofobia e topofilia em A Terra, de Os Sertões: uma análise ecocrítica do espaço sertanejo euclidiano”, Revista Sociedade & Natureza, maio/agosto, 2014, e-mail: geraldo.jbmoura@ufrpe.br.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

Sarmento, E. C. D. ., & Moura, G. J. B. de. (2021). Topofilia e Topofobia em O Sertanejo: uma análise ecocrítica do regionalismo alencarino. Caderno De Geografia, 31(67), 1078. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31n67p1078