Tendência da precipitação pluviométrica e do balanço hídrico climatológico na região hidrográfica do Paraguaçu – BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31n67p952

Palavras-chave:

Déficit Hídrico, Excedente Hídrico, Tendências Significativas, Mann-Kendall, Análise de Tendência Inovadora

Resumo

Em dados hidroclimáticos, a análise de tendências é essencial no desenvolvimento da gestão dos recursos hídricos, pois ela pode visionar mudanças no padrão de comportamento, auxiliando na elaboração de estratégias para adaptação diante das mudanças climáticas eminentes. Esse estudo objetivou a averiguação da presença de possíveis tendências anuais e sazonais da precipitação pluviométrica e do balanço hídrico climatológico na região hidrográfica do Paraguaçu - BA. A partir das séries históricas de precipitação, deficiência e excedentes hídricos, compreendidas entre 1989 e 2018, foram conduzidos dois cenários de análise: o primeiro para verificação das tendências anuais e sazonais de cada posto, através dos métodos tradicionais de Mann-Kendall (MK) e do estimador de Sen; e o segundo para cada sub-região do Paraguaçu, através da comparação de MK com a Análise de Tendência Inovadora (ATI). Os resultados das séries anuais, independente da metodologia adotada, apontam para tendências negativas na precipitação pluviométrica, positivas no déficit e negativas no excedente hídrico. Sazonalmente, nas estações do outono e do inverno, consideradas secas de maneira geral, ocorreram mais tendências de crescimento das chuvas e de decrescimento da deficiência hídrica. Comparando-se os modelos de MK e ATI, foi constatado que os mesmos apresentam resultados semelhantes para indicação das tendências nas sub-regiões do Paraguaçu, embora a ATI tenha apresentado uma quantidade superior de tendências significativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tailan Santos de Souza, UEFS

Mestre em Engenharia Civil e Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECEA) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Engenheiro Civil graduado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atua como Professor Substituto do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Já atuou como professor monitor das disciplinas Desenho Básico e Desenho Técnico. Atuou como estagiário de Engenharia Civil da GIGOV/FS Caixa Econômica Federal por dois anos. Áreas de interesse: Geoestatística, Hidrologia, Saneamento, Projetos.

Patricia dos Santos Nascimento, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2007), mestrado em Ciências Agrárias, na área de concentração: Agricultura Irrigada e Sustentabilidade de Sistemas Hidroagrícolas, pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia(2009). Doutorado em agronômia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" na área de irrigação e Drenagem. Tem experiência na área de Agronomia, reuso agrícola, geoestatística, agricultura de precisão com ênfase no uso e manejo racional de solo e água na agricultura irrigada.

Downloads

Publicado

2021-11-18

Como Citar

Souza, T. S. de ., & Nascimento, P. dos S. (2021). Tendência da precipitação pluviométrica e do balanço hídrico climatológico na região hidrográfica do Paraguaçu – BA. Caderno De Geografia, 31(67), 952. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31n67p952