Cartografia Escolar: oficinas didáticas sobre alfabetização e letramento cartográfico para a formação inicial de professores de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31n67p1026

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Formação docente, Cartografia

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral relatar oficinas pedagógicas sobre Alfabetização e Letramento Cartográfico para dar suporte pedagógico na formação inicial de professores de Geografia. A metodologia foi dividida em quatro oficinas. Na primeira, realizou-se uma reflexão teórica sobre o tema e na segunda, terceira e quarta oficinas, houve a aplicação de atividades práticas por parte dos ministrantes e dos participantes. Os participantes além de apresentarem atividades práticas sobre a temática, debateram aspectos sociais e políticos de seu espaço de vivência. Por meio das respostas dos participantes, concluiu-se que as oficinas apresentaram resultados positivos ao processo de formação docente, contribuindo como suporte didático e metodológico para futuras práticas em sala de aula, e potencialidade de aplicação em diversos contextos de formação inicial de professores de Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Moreira da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coordenador da equipe de Geografia e Professor no Pré-Universitário Popular Alternativa. Tem interesse nas áreas de pesquisa em Ensino de Geografia; Cartografia Escolar; Geotecnologias na Educação; Formação de Professores, e Educação Popular.

Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pelo Centro Universitário Franciscano. Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Geociências e coordenadora do Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia Humana (LEPGHU), da UFSM. Tem interesse nas áreas de pesquisa de Ensino de Geografia e Cartografia Escolar; Formação de Professores; Cartografia Temática; e Geografia Urbana.

Carina Petsch, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá (2011), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Em 2017 participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES, desenvolvendo seu projeto na Universidade Friedrich Alexander (FAU), na área de Sensoriamento Remoto. Atuou como professora colaboradora da UNIOESTE, campus Francisco Beltrão, lecionando nas disciplinas de Cartografia Geral e Geografia do Brasil para o curso de Geografia,no período de 05/2018 a 03/2019. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Antártica, monitoramento de geleiras, Ensino Polar, Geomorfologia glacial, Sensoriamento Remoto e Cartografia. Atua como pesquisadora no Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM) da UFSM e Centro Polar e Climático (CPC) da UFRGS. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) atuando na área de Geografia Física, Ensino e Cartografia.

Downloads

Publicado

2021-12-09

Como Citar

Silva, G. M. da ., Batista, N. L. ., & Petsch, C. (2021). Cartografia Escolar: oficinas didáticas sobre alfabetização e letramento cartográfico para a formação inicial de professores de Geografia. Caderno De Geografia, 31(67), 1026. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31n67p1026