Cartografia Escolar: oficinas didáticas sobre alfabetização e letramento cartográfico para a formação inicial de professores de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31n67p1026Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Formação docente, CartografiaResumo
Este trabalho tem como objetivo geral relatar oficinas pedagógicas sobre Alfabetização e Letramento Cartográfico para dar suporte pedagógico na formação inicial de professores de Geografia. A metodologia foi dividida em quatro oficinas. Na primeira, realizou-se uma reflexão teórica sobre o tema e na segunda, terceira e quarta oficinas, houve a aplicação de atividades práticas por parte dos ministrantes e dos participantes. Os participantes além de apresentarem atividades práticas sobre a temática, debateram aspectos sociais e políticos de seu espaço de vivência. Por meio das respostas dos participantes, concluiu-se que as oficinas apresentaram resultados positivos ao processo de formação docente, contribuindo como suporte didático e metodológico para futuras práticas em sala de aula, e potencialidade de aplicação em diversos contextos de formação inicial de professores de Geografia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.