Instrumentos para o planejamento e gestão territorial de paisagens cársticas no Estado de Sergipe - Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31n66p842Palavras-chave:
Carste Tradicional, Planejamento Ambiental, Gestão territorialResumo
Em Sergipe, Nordeste do Brasil, o ambiente cárstico encontra-se ameaçado pelo uso e ocupação do solo que tem se intensificado de forma desordenada ao longo do tempo histórico, sobretudo nas duas primeiras décadas do atual século. Nesse sentido, a discussão aqui apresentada baseia-se na perspectiva de um planejamento ambiental que direcione as ações para uma gestão eficaz das áreas cársticas sergipanas. Para cumprimento dos objetivos, tornou-se imprescindível a revisão bibliográfica, o levantamento cartográfico e, principalmente, a realização de trabalho de campo. Os resultados mostram que as paisagens cársticas locais necessitam de ações de intervenção para garantir sua dinâmica, mitigar os impactos causados pelo uso e ocupação desordenada, considerando a fragilidade natural dos ambientes. Essa radiografia, portanto, da situação de risco, balizou a necessidade de propor dois importantes instrumentos de apoio a gestão para manter o equilíbrio entre o desenvolvimento sustentável e o uso racional dos recursos da natureza, a saber: o Zoneamento Ambiental e a criação de Áreas de Proteção Ambiental. No zoneamento ambiental, cinco zonas foram consideradas como fundamentais: Zona de Uso Possível para Agropecuária (ZUPA); Zona de Proteção das Paisagens Cársticas (ZPPC); Zona de Conservação das Paisagens Cársticas (ZCPC); Zona de Conservação e Desenvolvimento Urbano (ZCDU) e a Zona de Uso para Mineração e Industria (ZUMI). Entretanto, para as áreas de proteção ambiental, propõe-se a criação de duas Unidades de Conservação: APA Taquari – Maruim localizada na área cárstica Bacia Sergipe, e para o carste Olhos d’água/Frei Paulo, a APA Olhos d’água.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.