PROPOSTAS DE DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS COM BASE NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA DAS MESORREGIÕES DO ESTADO DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2022v32n68p48Palavras-chave:
Agroindústria, Produção agrícola, Resíduos agroindustriais, Paraná, AgronegócioResumo
O estado do Paraná situa-se como um importante polo do agronegócio e do setor agroindustrial nacional, com produção tanto no eixo alimentar quanto não alimentar. No presente estudo, realizou-se uma análise da produção agrícola do Estado do Paraná com base nos dados consolidados do ano de 2018, investigando-se a contribuição de cada mesorregião do estado e realizando-se uma apresentação das principais possibilidades de valorização de resíduos agrícolas e agroindustriais gerados no Estado. Por meio de dados do IBGE e do IPARDES, as três principais culturas do estado do Paraná foram identificadas como a de cana-de-açúcar, soja e milho, seguindo a mesma tendência nacional, sendo o quinto estado brasileiro com maior produção agrícola entre as culturas temporárias e permanentes. Avaliou-se que as Mesorregiões Noroeste e Norte Pioneiro possuem a maior produção agrícola do estado, e que as mesorregiões seguem o cultivo agrícola de acordo com as condições climáticas, características geomorfológicas e de solo, sendo assim grandes aliados nas produções em larga escala. A compostagem, alimentação animal, biossorventes, compensados, compósitos, biocombustíveis, biotecnologia, construção civil e a nanocelulose foram apontadas como possibilidades de valorização de resíduos agroindustriais, contribuindo para a sustentabilidade das cadeias produtivas. Dessa forma, espera-se com este trabalho divulgar as potencialidades de destinação de resíduos processados de culturas agrícolas cultivadas no estado do Paraná, contribuindo para completar os ciclos de beneficiamento agrícola.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.