DIDÁTICAS DA GEOGRAFIA:
DE AGIR INSTRUMENTAL PARA AGIR COMUNICATIVO
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2022v32n69p456Palavras-chave:
Geografia escolar, Didática, Formação docente, Agir Comunicativo, Jurgen Habermas.Resumo
Em perspectiva histórica, a didática da Geografia se revela como agir instrumental pela intencionalidade do ensino, mediante a execução de um plano e a eleição dos meios adequados pelo professor. Neste contexto, propõe-se uma didática do agir comunicativo cujo telos é a construção de entendimentos mediados por relações intersubjetivas. Para tanto, revisa-se a literatura pertinente sobre as geografias escolares progressistas e as geografias escolares críticas. Constata-se que estas didáticas se aproximam do modelo de racionalidade instrumental. Os caminhos abertos por uma pedagogia geográfica do agir orientado para o entendimento mútuo se revelam promissores para o desenvolvimento de princípios éticos e morais universais. Além disso, a autonomia e a emancipação humana e social são buscadas mediante a centralidade da situação ideal de fala.
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