MOBILIDADE PRECÁRIA NA METRÓPOLE DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2022v32n68p289Palavras-chave:
Metrópole, Mobilidade, Precária, Transportes, São PauloResumo
A condição de mobilidade precária na metrópole de São Paulo é resultado de um processo histórico de políticas que privilegiaram o modelo rodoviarista urbano. Este artigo visa compreender o estabelecimento da mobilidade precária no cotidiano da metrópole de São Paulo, que já ganhava impulso na década de 1930 com a emergência dos ônibus, consolidava-se na década de 1960 com a massificação dos automóveis e, na década de 1990 em diante, é ampliado com a popularização dos automóveis e motocicletas em detrimento dos transportes coletivos, articulado com o aumento da expansão periférica de São Paulo. A metodologia deste artigo baseou-se na análise de dados estatísticos para revelar a mobilidade nas suas contradições na sua inter-relação dialética entre a sociedade, transportes e território. Constatou-se a generalização atual dos problemas da mobilidade cotidiana, resultado da mobilidade como recurso, que leva as pessoas aos constrangimentos do tempo perdido e das péssimas condições dos transportes coletivos, expondo-as a uma condição de vulnerabilidade aos acidentes no trânsito e aos poluentes atmosféricos, revelando a mobilidade precária de exceção à regra.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.