Cidadania nos Currículos Oficiais da Geografia Escolar em Minas Gerais Pós Ditadura Militar

Autores

  • Naiemer Ribeiro de Carvalho UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31n67p1201

Palavras-chave:

cidadania, currículo, geografia escolar, ditadura militar, história

Resumo

Este artigo propõe investigar no currículo oficial nacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1998 e 1999), e nos currículos estaduais de Minas Gerais (1987 e 2007), a presença ou não do tema “cidadania” na disciplina de Geografia e as noções de cidadania veiculadas pelos mesmos. Dentro desta perspectiva, também observaremos nos currículos se as temáticas e conteúdos relacionados ao período da Ditadura Militar (1964-1985) aparecem e de que forma.  Partimos da noção de inscrição (PEREIRA, 2015) para a analisar os currículos sob essa perspectiva e buscamos compreender o papel da presença/ausência desse tema na disciplina e a construção de uma cidadania democrática. Optamos pela leitura dos currículos e análise da ocorrência das palavras “cidadania”, “ditadura militar”, “identidade” à luz dos referenciais teóricos e históricos utilizados. Pudemos perceber as mudanças das concepções de cidadania e identidade e uma inscrição frágil da ditadura militar.

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

Carvalho, N. R. de . (2021). Cidadania nos Currículos Oficiais da Geografia Escolar em Minas Gerais Pós Ditadura Militar. Caderno De Geografia, 31(67), 1201. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31n67p1201