Cidadania nos Currículos Oficiais da Geografia Escolar em Minas Gerais Pós Ditadura Militar
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31n67p1201Palavras-chave:
cidadania, currículo, geografia escolar, ditadura militar, históriaResumo
Este artigo propõe investigar no currículo oficial nacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1998 e 1999), e nos currículos estaduais de Minas Gerais (1987 e 2007), a presença ou não do tema “cidadania” na disciplina de Geografia e as noções de cidadania veiculadas pelos mesmos. Dentro desta perspectiva, também observaremos nos currículos se as temáticas e conteúdos relacionados ao período da Ditadura Militar (1964-1985) aparecem e de que forma. Partimos da noção de inscrição (PEREIRA, 2015) para a analisar os currículos sob essa perspectiva e buscamos compreender o papel da presença/ausência desse tema na disciplina e a construção de uma cidadania democrática. Optamos pela leitura dos currículos e análise da ocorrência das palavras “cidadania”, “ditadura militar”, “identidade” à luz dos referenciais teóricos e históricos utilizados. Pudemos perceber as mudanças das concepções de cidadania e identidade e uma inscrição frágil da ditadura militar.
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