AS ROCHAS COMO ELEMENTOS EDIFICANTES E DECORATIVOS NA IGREJA DO CARAÇA, QUADRILÁTERO FERRÍFERO, MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2022v32n69p710Palavras-chave:
Igreja do Caraça, Geodiversidade, Rochas Ornamentais, Neogótico, Quadrilátero Ferrífero.Resumo
A igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, ou igreja do Caraça está localizada no santuário homônimo, a 121 quilômetros de Belo Horizonte, em uma Reserva Particular de Patrimônio Natural. Esta edificação integra o conjunto tombado em 1955, pelo órgão hoje representado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e foi inserida na proposta do Geoparque do Quadrilátero Ferrífero, na serra do Caraça, estado de Minas Gerais. Apesar da sua importância turística, histórica e religiosa, a igreja não dispõe de um estudo sobre a caracterização e a origem dos materiais pétreos utilizados como elementos estruturantes e de decoração. Por meio de trabalhos de campo, descrições macroscópicas, estudo de estruturas sedimentares e de conteúdos fossilíferos, da comparação destas rochas com as descritas na literatura e da leitura de registros históricos, são levantadas hipóteses acerca das suas proveniências e acessos ao Caraça, estes remontando aos séculos XVIII e XIX. A maioria das rochas utilizadas é do próprio Quadrilátero Ferrífero, como o quartzito, os mármores e as rochas metaultramáficas (metadunitos e esteatitos), exceto a ardósia da Bacia do Bambuí e as rochas importadas, como a ardósia dos Pirineus e o calcário português de Lioz. Por essas e outras características, as rochas empregadas na construção da igreja do Caraça entram na classificação de elementos da geodiversidade, e a igreja como um todo representa a mais antiga arquitetura neogótica em cantaria aplicada em igreja do Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.