A FOME E A POBREZA NA REGIÃO DO CONTESTADO PARANAENSE

Autores

  • Raquel Mendonça Salvalágio UENP
  • Vanessa Maria Ludka UENP

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n73p474

Palavras-chave:

Vulnerabilidade social. Guerra do Contestado. Programa Bolsa Família. Geografia da Fome.

Resumo

A Guerra do Contestado aconteceu entre os anos de 1912 a 1916 em uma área de litígio entre os estados do Paraná e Santa Catarina. Mais de cem anos após o findar da guerra, é possível perceber suas consequências, principalmente a fome e a pobreza na Região do Contestado Paranaense (RCP). Esta pesquisa tem como objetivo analisar a fome e a pobreza na Região do Contestado Paranaense. Metodologicamente, este estudo baseou-se em pesquisa quali-quantitativa, pesquisa bibliográfica e análise de dados secundários, além da utilização de Sistema de Informações Geográficas (SIG). Após as análises, constatou-se que 39,25% da população pertencente à Região do Contestado Paranaense está vulnerável à fome e à pobreza, todavia, apenas 13,81% da população total é assistida por programas de combate à fome e à pobreza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Mendonça Salvalágio, UENP

Graduando em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP-CCP), com previsão de conclusão em março de 2022. Foi voluntária no Programa Residência Pedagógica no ano de 2020, tornando-se bolsista do programa supramencionado em 2021, também pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP-CCP). Graduada em Pedagogia (UENP-CCP).

Vanessa Maria Ludka, UENP

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Geografia: Gestão Ambiental e Biodiversidade pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras (2009). Especialista em Turismo e Planejamento pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (2006), Licenciada em Geografia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras (2009) e Bacharel em Turismo pela Universidade da Cidade de União da Vitoria (2004). Professora Adjunto A da Universidade do Norte do Paraná - UENP - Campus de Cornélio Procópio. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Tem experiência na área de Geografia Agrária, Geografia da Fome e Geografia do Turismo. Atua principalmente nos seguintes temas: Geografia, Geografia da Fome, Geografia Agrária, Geografia do turismo, Geografia do Paraná e Guerra do Contestado. É líder do Grupo e Pesquisa GEOFOME - Geografia da Fome, Território, Campo-Cidade e Desenvolvimento. É membro do Observatório(s) do(s) centenário(s) da Guerra do Contestado e do GEPEGEO - Grupo de Estudos e Práticas de Ensino de Geografia.

Downloads

Publicado

2023-04-11

Como Citar

Salvalágio, R. M., & Ludka, V. M. (2023). A FOME E A POBREZA NA REGIÃO DO CONTESTADO PARANAENSE. Caderno De Geografia, 33(73), 474. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n73p474