METODOLOGIAS DE ENSINO NA GEOGRAFIA:
OS TRABALHOS DE CAMPO E AS EXPEDIÇÕES GEOGRÁFICAS NA PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2024v34n76p1Palavras-chave:
Formação acadêmica, Ensino de Geografia, Histórico de publicações, Atividades práticasResumo
Este trabalho científico teve como objetivo apresentar um resgate histórico do quantitativo de publicações de artigos científicos em revistas e periódicos realizadas no Brasil com as palavras-chaves “trabalho de campo em geografia” no período de 1940 a 2020. Dados de 1940 a 2006 foram coletados do trabalho de Cavalcanti (2011), que apresenta dados concretos sobre a temática nesse período e, o restante, de 2006 a 2020 foi realizada a pesquisa com a utilização do aplicativo de busca na rede mundial de computadores Google Acadêmico. A análise das experiências a partir das realizações das Expedições Geográficas no curso de Geografia da Universidade Federal do Acre, nos anos de 2015, 2018 e 2020, também fizeram parte da pesquisa. No entanto, para a avaliação das Expedições avaliou-se a que foi realizada no ano de 2018, onde os discentes-participantes da 2ª Expedição Geográfica forneceram dados primários sobre suas impressões positivas e negativas da atividade através do preenchimento de formulários aplicados pela Coordenação Geral da Expedição Geográfica. Concluiu-se que tanto as atividades de campo no âmbito dos componentes curriculares do Curso de Geografia como as Expedições Geográficas, são tidas como fundamentais para a formação acadêmica e profissional, demonstrando características que vão além da formação acadêmica, inserindo a prática profissional e a pós-graduação como possibilidades futuras aos formados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.