DINÂMICA GEOMORFOLÓGICA, PEDOLÓGICA E OCUPAÇÃO HUMANA INICIAL NO VALE DO RIO MOJI-GUAÇU NO PLEISTOCENO TARDIO E HOLOCENO (SÃO PAULO, BRASIL)
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2024v34n76p142Palavras-chave:
Evolução de vertentes, LOE, Geomorfologia fluvial, Paleopedologia, QuaternárioResumo
Apresenta-se a caracterização geomorfológica, pedológica, cronológica e arqueológica de um segmento assimétrico do médio vale do rio Moji-Guaçu, no entorno de um sítio arqueológico lítico, com o objetivo de discutir o contexto de transformações ambientais e do relevo da área no Quaternário Tardio. O estudo baseia-se em mapeamento geomorfológico e unidade de escavação, feita numa vertente truncada por terraplanagem da ordem de 1,8 a 5 m. Descreveram-se sucessão sedimentar e perfis de solos, com coleta de amostras para análises química, granulométrica, micromorfológica e datação por LOE, esta em três profundidades (25, 55 e 85 cm). Duas sucessões de depósitos arenosos foram reconhecidas, cada uma delas associada a solo produzido sob intemperismo intenso. Na primeira sucessão, obteve-se idade LOE de 20,3 mil anos, e, na segunda, idades de 17,2 e 11,4 mil anos. Artefatos arqueológicos (lascas e detritos de quartzo, silexito e arenito) foram encontrados em meio à segunda sucessão, entre 30 e 60 cm de profundidade, caracterizando paleossuperfícies que se formaram em meio a sucessivas deposições coluviais. Interpreta-se que antigos grupos humanos se instalavam em vertentes e buscavam, nas planícies fluviais próximas, os seixos usados para a confecção de seus artefatos líticos. Registrou-se, ainda, que em um intervalo de tempo que incluiu o Holoceno, os depósitos e solos de colúvios vertentes foram seccionados pelo rio Moji-Guaçu, criando escarpas obtusas e de elevados (>40 m) desníveis verticais locais na margem esquerda do rio, como resultado de mudanças horizontais (1200 m) e verticais (4 m) da posição do leito fluvial, que levaram à configuração atual assimétrica da sua planície e das vertentes adjacentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.