UTILIZAÇÃO DO LAND CHANGE MODELER (LCM) COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DA VARIAÇÃO NO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO:
APLICAÇÃO NA APA DA SERRA DE SÃO JOSÉ EM MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2022v32n71p1360Palavras-chave:
APA Serra de São José, Idrisi, variação do uso e ocupação do solo.Resumo
A estrutura geomorfológica conhecida como Serra de São José no estado de Minas Gerais é um marco paisagístico, histórico e cultural nos municípios que a circundam, motivo pelo qual criou-se nos anos 90 uma unidade de conservação visando a preservação da região. Destarte, pretende-se no estudo seguinte analisar a evolução do uso e ocupação do solo na área da área de proteção ambiental (APA) Serra de São José – num período aproximado de 25 anos a partir de sua criação como unidade de conservação ambiental – por meio da análise de imagens de satélite Landsat 5 e 8. Para esta análise, há de se realizar um estudo do uso e ocupação dos solos desta área em dois momentos distintos – no ano de 1990 (em que fora criada a unidade) e no ano de 2015 – a partir da classificação das imagens processadas digitalmente em ferramentas disponibilizada no software ArcGis versão 10.3 com base em três classes pré-estabelecidas: Cobertura Natural, Uso Agropecuário e Uso Urbano Industrial. Com esta classificação proposta, utiliza-se o software Idrisi para detectar as mudanças do uso e ocupação através da variação entre as classes estabelecidas entre um período e outro (de 1990 a 2015) utilizando a ferramenta de LCM (Land Change Modeler) disponível no software, na qual foram identificadas mudanças entre áreas as classes analisadas, indicando uma expansão de áreas de uso urbano industrial sobre áreas de uso agropecuário e destas sobre áreas de cobertura natural. Esta análise possibilita, além de avaliar a eficácia da APA como unidade de conservação, detectar o foco das principais alterações ocorridas nos limites da área de estudo a fim de auxiliar o planejamento ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.