MACROFAUNA NA ÁREA DE OCORRÊNCIA DA ESPÉCIE Byrsonima triopterifolia A. JUSS NO BIOMA CAATINGA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n74p710

Palavras-chave:

Semiárido, Espécies nativas, Murici, Organismos invertebrados, Índices ecológicos

Resumo

A Caatinga dispõe de inúmeras espécies vegetais com potencial de exploração, sendo importante conhecer a fauna e os organismos invertebrados que mantem interação com essas espécies. Objetivou-se avaliar a abundância, riqueza, diversidade e uniformidade dos organismos invertebrados da macrofauna aérea e edáfica na área de ocorrência da espécie Byrsonima triopterifolia A. Juss, em Olho D’Água do Casado, Alagoas. As armadilhas Provid (aérea e edáfica) foram instaladas em campo durante 96 h, contendo 200 mL de solução detergente a 5% e 12 gotas de Formol P.A., para captura dos organismos ≥ 2 mm de comprimento. Estes foram quantificados a nível de ordem e/ou grupo taxonômico e avaliados a diversidade e uniformidade pelos Índices de Shannon (H) e Pielou (e). Foram identificados os exemplares da fauna presente nas matrizes de B. triopterifolia, e feito seu registro fotográfico. Também foi realizado levantamento do conhecimento popular junto a população do Assentamento Rural Nova Esperança II, sobre os tipos de animais observados na espécie B. triopterifolia. Os resultados apontam que a abundância dos invertebrados é maior na superfície do solo, abaixo da copa das matrizes de B. triopterifolia, atribuída a elevada concentração do grupo Hymenoptera que é dominante na área amostral; Na copa das matrizes de B. triopterifolia há maior diversificação dos invertebrados, com destaque para Lepidoptera, Hymenoptera e Coleoptera, comprovado pelos baixos valores nos índices ecológicos de Diversidade de Shannon (H) e Uniformidade de Pielou (e) sendo os possíveis polinizadores da espécie estudada; A composição faunística em interação com a espécie B. triopterifolia é representada pelas ordens: Hymenoptera, Hemiptera, Lepidoptera, Passeriformes, Psittaciformes e Squamata.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Betânia Vieira de Souza Lima

Mestra em Geografia pelo Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (PPGG) da Universidade Federal de Alagoas.

Wellington dos Santos Graciliano

Bacharel em Geografia pelo Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Alagoas.

Renato Wilian Santos de Lima, PPGG/IGDema/UFAL

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Alagoas.

Kallianna Dantas Araujo, PPGG/IGDema/UFAL

Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Alagoas

Downloads

Publicado

2023-04-24

Como Citar

Lima, M. B. V. de S., Graciliano, W. dos S. ., Lima, R. W. S. de ., & Araujo, K. D. . . (2023). MACROFAUNA NA ÁREA DE OCORRÊNCIA DA ESPÉCIE Byrsonima triopterifolia A. JUSS NO BIOMA CAATINGA. Caderno De Geografia, 33(74), 710. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n74p710