EVOLUÇÃO DO USO E COBERTURA DA TERRA E VULNERABILIDADE AMBIENTAL NOS NÚCLEOS DE DESERTIFICAÇÃO DO BIOMA CAATINGA
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n74p910Palavras-chave:
Degradação, Geoprocessamento, Paisagem, SemiáridoResumo
A desertificação constitui uma das piores problemáticas decorrentes no bioma Caatinga, por intercorrer uma série de efeitos nocivos ao ambiente, economia e sociedade, como a perda da biodiversidade, erosão dos solos e queda da produtividade agrícola. Em vista de contribuir com o debate sobre o processo de degradação, propõem-se, por meio deste estudo, analisar estados ambientais dos cinco núcleos de desertificação do Brasil dispersos pela Caatinga, a fim de estabelecer a evolução do uso e cobertura da terra e configurar cenários de vulnerabilidade ambiental. Para tanto, em ambiente de sistema de informação geográfica (SIG), manipularam mapas anuais de uso e cobertura da terra dos anos de 1985 a 2019, referentes à coleção cinco disponibilizada pelo projeto MAPBIOMAS. Ademais, os 35 mapas de cada núcleo foram integrados pela lógica fuzzy, com o propósito de identificar a vulnerabilidade ambiental à desertificação. Verificou a perda contínua de Formação savânica em alguns núcleos, como foi o caso de Cabrobó, estado de Pernambuco; Inhamus e Jaguaribe, ambos no Ceará. Com isso, há situações preocupantes, devido às amplas áreas de Severa vulnerabilidade à desertificação, concernentes, em ordem, a 11,07%, 14,51%, 14,67% e 26,85% da totalidade territorial dos núcleos de Seridó, Cabrobó, Inhamus e Jaguaribe. A circunstância foi menos significativa no núcleo de Irauçuba, por corresponder a 3,63%. Os resultados indicaram sobre a necessidade de planejar o uso agrícola das terras, em função das atividades agropecuárias encontrarem-se como as principais agentes transformadoras das paisagens desertificadas.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.