AS ILHAS DE EXCLUSÃO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DO ESGOTAMENTO SANITÁRIO EM PIRAPORA-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n74p759

Palavras-chave:

Saneamento básico, políticas públicas, infraestrutura básica, vulnerabilidade urbana

Resumo

O acesso à água potável e ao esgotamento sanitário, necessidades primárias para manutenção da vida, são direitos humanos reconhecidos internacionalmente na Resolução Nº64/292 de 2010, da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o Brasil é signatário. Considerando a desigualdade dos acessos a esses serviços no mundo, desigualdade esta que se acentua no Brasil, é necessário e urgente que as políticas públicas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário estejam pautadas nos princípios da universalização e da equidade e no reconhecimento desses serviços como direitos humanos universais. Para tal, é indispensável instrumentos da gestão do saneamento que permitam apreender a realidade dos acessos. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa é investigar a existência de possíveis ilhas de exclusão do abastecimento de água e do esgotamento sanitário no município de Pirapora-MG. Como percurso metodológico, realizou-se a sobreposição dos cadastros de redes do abastecimento de água e do esgotamento sanitário em imagens de satélite do município, a fim de identificar áreas desassistidas pela infraestrutura, procedendo a caracterização destas como áreas de vulnerabilidade infraestrutural. Em Pirapora-MG a implantação dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário são reflexos da realidade brasileira, apresentando primazia ao abastecimento de água, grandes déficits no esgotamento sanitário, exclusão das áreas rurais e irregulares e a falta da efetivação dos princípios da equidade nas políticas públicas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Paulo Fontes de Rezende, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2000), mestrado em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (2003) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema financeiro, inovações tecnológicas e financeiras. Atualmente é professor do Instituto de Ciências Agrárias ICA/UFMG e da Universidade Estadual de Montes Claros.

Downloads

Publicado

2023-04-24

Como Citar

Azevedo, J. R. ., & Rezende, L. P. F. de. (2023). AS ILHAS DE EXCLUSÃO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DO ESGOTAMENTO SANITÁRIO EM PIRAPORA-MG. Caderno De Geografia, 33(74), 759. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n74p759