PROPOSTA DE MAPEAMENTO E DE ANÁLISE GEOESPACIAL DO PATRIMÔNIO TURÍSTICO DA REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA DE PRINCESA ISABEL - PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n74p880

Palavras-chave:

desenvolvimento territorial, geoprocessamento, planejamento turístico, semiárido

Resumo

O turismo é constituído por atividades humanas desenvolvidas no espaço geográfico. Logo, é, também, um fenômeno espacial, passível de ser investigado por meio do uso das geotecnologias e das técnicas de geoprocessamento. Partindo dessa afirmação, o presente estudo objetivou propor uma metodologia para o mapeamento e análise geoespacial do patrimônio turístico da Região Geográfica Imediata de Princesa Isabel, onde a escassez de dados georreferenciados sobre o fenômeno pode ser um entrave para o desenvolvimento humano e territorial, avaliado como baixo pelo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal médio dos cinco municípios que compõem a região. A metodologia consistiu em realizar um mapeamento utilizando um smartphone, com o aplicativo GIS Cloud - na sua versão gratuita -, para coletar dados georreferenciados sobre os elementos turísticos (infraestrutura, serviços e atrativos) existentes na região e, em seguida, aplicar 10 indicadores espaciais sobre esses dados, em duas vertentes: na análise do arranjo espacial dos elementos e na sua conectividade rodoviária. Com isso, foi possível levantar o patrimônio turístico da região, identificar zonas turísticas compostas por atrativos e elementos de apoio, além de fazer estimativas sobre o deslocamento necessário para a realização das visitações. No município de Juru foi observada a maior dispersão espacial dos pontos turísticos, enquanto em Princesa Isabel, município polo da região, foi encontrado o maior patrimônio turístico com uma rede viária capaz de atender às demandas por deslocamento. Pode-se considerar que a metodologia de baixo custo utilizada produziu informações relevantes para o planejamento turístico local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erickson Albuquerque, IFPB

Possui doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2018-2022), mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2014) e graduação em Tecnologia em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB (2012). Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFPB, Campus Princesa Isabel, lecionando para os Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão Ambiental e Licenciatura em Ciências Biológicas, as disciplinas de Geoprocessamento, Sistema de Informação Geográfica, Interpolação Espacial e Estratégias de Educação Ambiental; para o Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Meio Ambiente a disciplina de Geoprocessamento; e para o Curso de Especialização em Gestão Ambiental de Municípios a disciplina de Geoprocessamento Aplicado aos Estudos Ambientais. Possui experiência em Geociências, com ênfase em análise espacial, modelagem biofísica, mapeamento colaborativo e processamento digital de imagens.

Eduardo Viana, UFPB

Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1984), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE (1990), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (Rio Claro) (2000) e Pós-Doutorado pela Universidade de Sevilla - Espanha. Consultor ´ad hoc´ de 5 agências de fomento e revisor de 42 periódicos científicos, professor titular da Universidade Federal da Paraíba e vice-coordenador do Núcleo de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (NPDS-UFPB). Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, desertificação, sensoriamento remoto, ordenamento territorial, planejamento ambiental e indicadores.

Fátima Sousa, IFPB

Possui curso técnico-profissionalizante em Manutenção e Suporte em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB (2018) e graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental, também pelo IFPB (2022). 

Downloads

Publicado

2023-06-06

Como Citar

Albuquerque, E. M. de ., Lima, E. R. V. de ., & Sousa, M. de F. B. de . (2023). PROPOSTA DE MAPEAMENTO E DE ANÁLISE GEOESPACIAL DO PATRIMÔNIO TURÍSTICO DA REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA DE PRINCESA ISABEL - PB. Caderno De Geografia, 33(74), 880. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n74p880