PROPOSTA DE MAPEAMENTO E DE ANÁLISE GEOESPACIAL DO PATRIMÔNIO TURÍSTICO DA REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA DE PRINCESA ISABEL - PB
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n74p880Palavras-chave:
desenvolvimento territorial, geoprocessamento, planejamento turístico, semiáridoResumo
O turismo é constituído por atividades humanas desenvolvidas no espaço geográfico. Logo, é, também, um fenômeno espacial, passível de ser investigado por meio do uso das geotecnologias e das técnicas de geoprocessamento. Partindo dessa afirmação, o presente estudo objetivou propor uma metodologia para o mapeamento e análise geoespacial do patrimônio turístico da Região Geográfica Imediata de Princesa Isabel, onde a escassez de dados georreferenciados sobre o fenômeno pode ser um entrave para o desenvolvimento humano e territorial, avaliado como baixo pelo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal médio dos cinco municípios que compõem a região. A metodologia consistiu em realizar um mapeamento utilizando um smartphone, com o aplicativo GIS Cloud - na sua versão gratuita -, para coletar dados georreferenciados sobre os elementos turísticos (infraestrutura, serviços e atrativos) existentes na região e, em seguida, aplicar 10 indicadores espaciais sobre esses dados, em duas vertentes: na análise do arranjo espacial dos elementos e na sua conectividade rodoviária. Com isso, foi possível levantar o patrimônio turístico da região, identificar zonas turísticas compostas por atrativos e elementos de apoio, além de fazer estimativas sobre o deslocamento necessário para a realização das visitações. No município de Juru foi observada a maior dispersão espacial dos pontos turísticos, enquanto em Princesa Isabel, município polo da região, foi encontrado o maior patrimônio turístico com uma rede viária capaz de atender às demandas por deslocamento. Pode-se considerar que a metodologia de baixo custo utilizada produziu informações relevantes para o planejamento turístico local.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.