O USO DA SARNDBOX NO ENSINO DE GEOMORFOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n73p689

Palavras-chave:

Realidade Aumentada, Interfaces Tangíveis, Metodologias Ativas, Feições Geomórficas

Resumo

Na trilha das metodologias ativas, a simulação de formas e processos espaciais a partir da Realidade Aumentada se apresenta como uma nova possibilidade de ensino-aprendizagem. Neste estudo, é feita uma análise da efetividade do uso da interface tangível SARndbox no ensino de Geomorfologia para o ensino médio. Trabalhou-se com 54 alunos do 1° Ano do Ensino Médio de uma escola pública da Região Metropolitana do Recife. Esses participaram de uma atividade de identificação de feições geomórficas a partir da visão 2D e 3D. A condução da atividade estruturou-se em três etapas: 1. Aula expositiva dialoga e atividade diagnóstica; 2. Interação com a SARndbox e 3. Reaplicação da atividade diagnóstica. Apesar de sutil, houve melhora na taxa de acerto das respostas. É necessário analisar criticamente estas novas tecnologias, buscando-se sempre adaptá-las a realidade da sala de aula.

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Biografia do Autor

George Pereira de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Discente – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Pernambuco

Riclaudio Silva Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Discente – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Pernambuco

Daniel Rodrigues de Lira, Universidade Federal de Pernambuco

Prof. Dr. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Pernambuco

Edmário Marques de Menezes Júnior, Universidade Federal de Pernambuco

Prof. Dr. Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco

Wemerson Flávio da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Discente – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Pernambuco

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Publicado

2023-04-24

Como Citar

Oliveira, G. P. de, Santos, R. S., Lira, D. R. de ., Menezes Júnior, E. M. de ., & Silva, W. F. da . (2023). O USO DA SARNDBOX NO ENSINO DE GEOMORFOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO. Caderno De Geografia, 33(73), 689. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n73p689