PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA NA ANÁLISE TEÓRICA DA VIABILIDADE DO ENSINO HÍDRICO

Autores

  • Luciana Pardinho Santos Caetano Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – ProfÁgua/ UNIR Ji-Paraná
  • Nubia Caramello Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá e Programa de Mestrado em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hidricos, UNIR, Ji-Paraná, RO, Brasil.
  • Patrícia Soares de Maria de Medeiros Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – ProfÁgua, Ji-Paraná, RO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n73p602

Palavras-chave:

Recursos hídricos, disciplina eletiva, rio Jaru.

Resumo

A temática hídrica emerge com notória relevância na contemporaneidade, dado o seu caráter essencial para a vida e a Percepção Ambiental (PA) se constitui como instrumento relevante na identificação e quantificação da visão ambiental estabelecida no contexto dos recursos hídricos. Nesse viés, o objetivo deste estudo é analisar a viabilidade da implantação do ensino hídrico no ensino básico, como componente curricular optativo a partir da percepção de estudantes do ensino médio no município de Jaru - Rondônia. A pesquisa foi pautada na abordagem qualitativa, com procedimentos técnicos alinhados ao estudo de caso. Os resultados do estudo evidenciam lacunas de conhecimento dos estudantes acerca das temáticas hídricas e revelam o interesse de 61% dos estudantes em participar de um componente curricular optativo inerente a essa temática. Este estudo embasa a viabilidade do ensino hídrico no ensino básico a partir dos resultados obtidos pela PA, juntamente aos dispositivos legais que subsidiam o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA) com ênfase nos recursos hídricos, identificando a necessidade de ações para ampliar os diálogos e participação hídrica, com vistas a contribuir para a efetivação de metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

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Biografia do Autor

Luciana Pardinho Santos Caetano, Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – ProfÁgua/ UNIR Ji-Paraná

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – ProfÁgua/UNIR. Especialista em Auditoria e Perícia Ambiental, pela FIAR ? Faculdades Integradas de Ariquemes, graduada em Geografia pela FIAR ? Faculdades Integradas de Ariquemes; recebendo o certificado de aluna destaque da 3° turma de Geografia no ano de 2011. Participação no programa de Iniciação Científica na FIAR. Aualmente, professora titular de Geografia da rede estadual de Rondônia (2013 - atual). Vasta experiência na área de Geografia, com ênfase em Educação Ambiental; com aperfeiçoamento em: Desenvolvimento Sustentável, Política Ambiental, Política Nacional de Meio Ambiente, Conservação Ambiental e Recursos Hídricos, entre outros.

Nubia Caramello, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá e Programa de Mestrado em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hidricos, UNIR, Ji-Paraná, RO, Brasil.

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá e (via cooperação técnica) do Mestrado Profissional em rede Nacional em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos ? ProfÁgua ? Polo Ji-Paraná/RO, lecionou a disciplina de Geografia por 25 anos na rede estadual de ensino básico em Rondônia. Realizou o doutorado pleno em Geografia, na Universidade Autônoma de Barcelona - UAB/Cataluña (Bolsista CAPES) reconhecido e validado pela Universidade Federal do Ceará. Mestrado e graduação em Geografia, e em Pedagogia através da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Especialista em Processamento das Informações Geográficas na Gestão Ambiental e em Metodologia do Ensino Profissional e Tecnológico (IFAP). em andamento em Gestão Pública (IFAM). Integrante como pesquisadora nos grupos de pesquisa: Aigua, Territori i Sostenibilitat ? GRATS (UAB/Cataluña); Dinâmica e Gestão de Rios (Geomorphos/UFRJ) e idealizadora do Grupo Experimental de Pesquisa Diálogo Hídrico Multidisciplinar (motivando a pesquisa dentro e fora dos territórios universitários) atualmente passsa a compor o grupo de pesquisa Centro de Estudos em Ecologia e Manejo na Amazônia ? CEEMA, como pesquisadora atuando na linha de pesquisa: Diálogo Hídrico Multidisciplinar e Conservação, Biodiversidade, Sociodiversidade, ecologia humana e políticas públicas. Pesquisadora de indicadores e metodologias que viabilizem Plano de Bacia Hidrográfica e mecanismo de Gestão de Bacia Hidrográfica Integrada ao interesse dos atores locais. Assessora Técnica via SEDUC do Comitê de Bacia Hidrografia. Dedica-se como pesquisadora a metodologia de ensino de geografia ativa participava através de projetos de iniciação cientifica (para uma alfabetização geográfica significativa a partir do espaço vivido) paralelo a docência no ensino básico. No mestrado o foco de pesquisa é o mapeamento de indicadores perceptivos para mediação de gestão de Rios e recursos hídricos participativa, eficiência de instrumentos de gestão de recursos hídricos e ao diálogo fluvial na adoção da Agenda 2030 como diretriz para o desenho local da sustentabilidade. Como produto do mestrado e de suas acoes vem priorizando a produção de material voltado ao ensino formal e informal.

Patrícia Soares de Maria de Medeiros, Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – ProfÁgua, Ji-Paraná, RO, Brasil.

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília - UnB (1991), Mestre em Biologia Experimental pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2003), Doutora em Biologia Experimental pela Universidade Federal de Rondônia (2011). Foi Chefe do Laboratório de Sorologia do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia - HEMERON entre 1992 e 1993. De 1993 a 1995 foi chefe do Laboratório de Pesquisa do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical - CEPEM/RO. Foi Chefe do Laboratório de Quimioterapia da Malária (LQM) da FIOCRUZ Rondônia no período de maio de 2011 a junho de 2014. Desde 1999 é professora efetiva da Universidade Federal de Rondônia, atuou no Curso de Ciências Biológicas até 2016, entre 2017 e 2019 atuou no curso de Pedagogia do campus de Ji-Paraná/RO. Em 2020 passou a atuar no Curso de Engenharia Ambiental. Desde 2018 integra o quadro permanente de docentes do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos em Rede Nacional (PROFÁGUA). Desde 2020 atua como Coordenadora do Serviço de Atendimento Educacional Especializado da UNIR, campus Ji-Paraná.

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Publicado

2023-04-24

Como Citar

Caetano, L. P. S., Caramello, N., & Medeiros, P. S. de M. de. (2023). PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA NA ANÁLISE TEÓRICA DA VIABILIDADE DO ENSINO HÍDRICO. Caderno De Geografia, 33(73), 602. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n73p602