PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA NA ANÁLISE TEÓRICA DA VIABILIDADE DO ENSINO HÍDRICO
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n73p602Palavras-chave:
Recursos hídricos, disciplina eletiva, rio Jaru.Resumo
A temática hídrica emerge com notória relevância na contemporaneidade, dado o seu caráter essencial para a vida e a Percepção Ambiental (PA) se constitui como instrumento relevante na identificação e quantificação da visão ambiental estabelecida no contexto dos recursos hídricos. Nesse viés, o objetivo deste estudo é analisar a viabilidade da implantação do ensino hídrico no ensino básico, como componente curricular optativo a partir da percepção de estudantes do ensino médio no município de Jaru - Rondônia. A pesquisa foi pautada na abordagem qualitativa, com procedimentos técnicos alinhados ao estudo de caso. Os resultados do estudo evidenciam lacunas de conhecimento dos estudantes acerca das temáticas hídricas e revelam o interesse de 61% dos estudantes em participar de um componente curricular optativo inerente a essa temática. Este estudo embasa a viabilidade do ensino hídrico no ensino básico a partir dos resultados obtidos pela PA, juntamente aos dispositivos legais que subsidiam o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA) com ênfase nos recursos hídricos, identificando a necessidade de ações para ampliar os diálogos e participação hídrica, com vistas a contribuir para a efetivação de metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
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