A CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA:
epicentro da consciência ambiental no devir da segurança climática e ambiental da sociedade.
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n73p588Palavras-chave:
Climatologia Geográfica, Ensino de Geografia, Cidadania Ambiental, Segurança AmbientalResumo
O artigo discute a relevância e a conjuntura de oportunidades no âmbito da climatologia geográfica para a compreensão do papel de relevância em se discutir as formas e efeitos da organização do espaço geográfico e seus impactos climáticos e gerais ao meio ambiente global. A organização do espaço geográfico é complexo, dialético e sistêmico e está em constante mudança devido às ações humanas em um mundo diverso e globalizado. O artigo propõe que as mudanças climáticas devem servir como inspiração para introduzir discussões que envolvam um conceito mais amplo de preservação ambiental. Também destaca a necessidade de uma cidadania ambiental crítica para permitir que os alunos tenham um senso de pertencimento com responsabilidades por opiniões e ações de sua realidade espacial e territorial. Por fim, o artigo destaca a importância de uma proposta contemporânea e assertiva para compreender a organização da sociedade no espaço e a necessidade de conceber o ambiente como um agente intrínseco e integrado onde tudo está inter-relacionado.
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