A CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA:

epicentro da consciência ambiental no devir da segurança climática e ambiental da sociedade.

Autores

  • Juarez Mota Pinheiro Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n73p588

Palavras-chave:

Climatologia Geográfica, Ensino de Geografia, Cidadania Ambiental, Segurança Ambiental

Resumo

O artigo discute a relevância e a conjuntura de oportunidades no âmbito da climatologia geográfica para a compreensão do papel de relevância em se discutir as formas e efeitos da organização do espaço geográfico e seus impactos climáticos e gerais ao meio ambiente global. A organização do espaço geográfico é complexo, dialético e sistêmico e está em constante mudança devido às ações humanas em um mundo diverso e globalizado. O artigo propõe que as mudanças climáticas devem servir como inspiração para introduzir discussões que envolvam um conceito mais amplo de preservação ambiental. Também destaca a necessidade de uma cidadania ambiental crítica para permitir que os alunos tenham um senso de pertencimento com responsabilidades por opiniões e ações de sua realidade espacial e territorial. Por fim, o artigo destaca a importância de uma proposta contemporânea e assertiva para compreender a organização da sociedade no espaço e a necessidade de conceber o ambiente como um agente intrínseco e integrado onde tudo está inter-relacionado.

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Publicado

2023-04-24

Como Citar

Pinheiro, J. M. (2023). A CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: : epicentro da consciência ambiental no devir da segurança climática e ambiental da sociedade. Caderno De Geografia, 33(73), 588. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n73p588