DESENVOLVIMENTO, CRESCIMENTO OU EXPANSÃO URBANA?

IMPLICAÇÕES SOCIOESPACIAIS DO AUMENTO DE EDIFICAÇÕES EM UMA CIDADE DE PEQUENO-MÉDIO PORTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2024v34n76p237

Palavras-chave:

Geografia Urbana, Planejamento Urbano, Desenvolvimento Sustentável, Espaço Urbano

Resumo

Os debates contemporâneos sobre a tríade: Desenvolvimento, Crescimento e Expansão do espaço Urbano, promovem constantes reflexões sobre estudos urbanos interdisciplinares. Nesse sentido, pensar e articular discussões estruturais sobre o espaço urbano, requer um ponto de partida, ou seja, análises focalizadas sobre determinado campo/área de estudo, objetivando ratificar ou retificar as teorias aplicadas ao espaço urbano. A partir desse contexto, esta pesquisa estruturou seu processo analítico a partir do viés prático-aplicado, sob o espaço urbano de um modelo de cidade que permeia o pequeno-médio porte, tornando-se um objeto de estudo a partir da dinâmica do alargamento espacial ocorrido no lapso temporal entre 2010 e 2019 na cidade de Guanambi/BA. Em função disso, estruturou-se uma metodologia, partindo de uma natureza aplicada em estudo de caso exploratório e descritivo, adotando uma abordagem qualitativa e uso de Geotecnologias. Decorrente disto, os resultados apontam para novas perspectivas de pensar e repensar a Políticas e Planejamentos urbanos, em compatibilização com seu resultado, seja ele desenvolvimentista, de crescimento ou expansão do/no espaço urbano. Como palavras finais, conclui-se que as implicações do aumento nas edificações pressupõem: a) há necessidade de compatibilizar aspectos teóricos sob as vias práticas ao pensar o Planejamento Urbano; b) a tríade adotada como discussão teórica, propõe um reflexo necessário para as Políticas Urbanas, tomadores de decisão, e análises do espaço urbano estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Teixeira Dias, Universidade Estadual de Montes Claros/Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (Doutorado).

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES/MG. Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Especialista em Planejamento Urbano e Gestão Ambiental de Cidades pela Universidade Castelo Branco – UCB/RJ. Graduado em Direito pelo Centro Universitário UniFG/BA. Líder adjunto do Núcleo de Pesquisa em Direito à Cidade do Observatório UniFG do Semiárido Nordestino.

Carlos Magno Santos Clemente, Instituto Federal do Norte de Minas - IFNM/MG (Professor)

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Geografia-Tratamento da Informação Espacial da PUC (MG). Graduado em Geografia e mestrado pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Professor de Geografia do Instituto Federal do Norte de Minas –IFNM/MG. Pesquisador do Observatório UniFG do Semiárido Nordestino.

Deborah Marques Pereira, Centro Universitário UniFG/Observatório UniFG do Semiárido Nordestino (Coordenadora)

Doutoranda em Direito pela Universidade de Buenos Aires – UBA/AR. Mestra em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES/MG. Graduada em Direito pela Faculdade Santo Agostinho – FASA/MG. Líder do Núcleo de Pesquisa em Direito à Cidade do Observatório UniFG do Semiárido Nordestino. Professora Universitária, Pesquisadora e Advogada.

Marcos Esdras Leite, Universidade Estadual de Montes Claros/Departamento de Geociências - Professor

Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU/MG. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros. Professor do Departamento de Geociências da UNIMONTES. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia da UNIMONTES, Coordenador e professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social da UNIMONTES. Coordenador e pesquisador do Laboratório de Geoprocessamento da UNIMONTES/MG.

Downloads

Publicado

2024-02-12

Como Citar

Dias, F. T. ., Clemente, C. M. S. ., Pereira, D. M. ., & Leite, M. E. . (2024). DESENVOLVIMENTO, CRESCIMENTO OU EXPANSÃO URBANA? : IMPLICAÇÕES SOCIOESPACIAIS DO AUMENTO DE EDIFICAÇÕES EM UMA CIDADE DE PEQUENO-MÉDIO PORTE. Caderno De Geografia, 34(76), 237. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2024v34n76p237