AVALIAÇÃO DAS MUDANÇAS ESPAÇO-TEMPORAL E SOCIAL NO USO DA TERRA NO PAE ILHA MAMANGAL, BAIXO TOCANTINS, MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI ENTRE OS ANOS DE 1990 E 2022
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n74p830Palavras-chave:
Açaização da paisagem, Monocultivo, Populações tradicionais, GeotecnologiasResumo
A produção do açaí em Igarapé-Miri, até o início dos anos 1990, era basicamente extrativista, mas devido ao forte interesse mercadológico por suas propriedades funcionais elevou novas formas de organização social e contribuiu para que os extrativistas substituíssem o manejo tradicional pelo manejo intensivo. Isso resultou em inúmeras transformações em seu território. Diante disso, o objetivo deste estudo foi avaliar a dinâmica do uso do solo e da cobertura vegetal no Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Ilha Mamangal, local de maior produção de açaí em Igarapé-Miri, como subsídio para o planejamento de ações e fortalecimento de políticas públicas de desenvolvimento e conservação da biodiversidade. A metodologia adotada fundamentou-se a partir do uso de imagens de satélites da série Landsat. Para o estudo, fez-se necessário ainda o uso de metodologias participativas, respaldado, principalmente, nos conhecimentos e saberes tradicionais dos agricultores-ribeirinhos. Os resultados mostraram que a Ilha Mamangal sempre sofreu interferências externas em função do mercado hegemônico que impactou nas práticas tradicionais em relação ao manejo do açaí. Incluindo perdas significativas da cobertura vegetal e que ao longo dos anos foram convertidas em outros tipos de usos. Isso favoreceu o processo de homogeneização da paisagem e perda da biodiversidade florística do assentamento. As discussões evidenciam a importância da manutenção de manejos tradicionais e de sistemas de produções diversificados para manutenção da biodiversidade existente na várzea de Igarapé-Miri.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.