POTENCIAL DE GEODIVERSIDADE NO CAMINHO SAINT HILAIRE (CaSHi), RESERVA DA BIOSFERA DA SERRA DO ESPINHAÇO

Autores

  • Matheus Pereira Ferreira Licenciado em Geografia, UFVJM
  • Marcelino Santos de Morais Prof. adjunto da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, UFVJM
  • Luciano Amador dos Santos Júnior Turismólogo; Presidente do Instituto Auguste de Saint-Hilaire
  • Luciano Cavalcante de Jesus França Prof. adjunto do Instituto de Ciências Agrárias, UFU
  • Danielle Piuzana Mucida Profa. associada da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, UFVJM

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2024v34n76p203

Palavras-chave:

Biodiversidade, Divulgação Científica, Geossítio, Geoturismo, Patrimônio

Resumo

Estudos vinculados à geodiversidade podem revelar características geológicas especiais que devem ser preservadas. Para tanto, realizou-se a identificação, inventariação e quantificação de potenciais sítios de geodiversidade do Caminho Saint Hilaire (CaSHi), uma trilha de longo curso entre os municípios Diamantina, Serro e Conceição do Mato Dentro, na Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, Minas Gerais. Foram estudados 8 (oito) potenciais sítios: Sítio do Cruzeiro, da Gruta do Salitre, Capão da Maravilha, Cânion do rio Jequitinhonha, Pedra Redonda, Pedra Lisa, Serra do Carola e Serra de São José. Destes, a Gruta do Salitre caracteriza-se como geossítio e os demais como sítios de geodiversidade. Os sítios apresentam-se em bom estado de conservação embora o Cruzeiro da Serra e a Serra de São José tenham pontuado valores médios quanto ao risco de degradação. Ressalta-se que a principal causa da degradação nestes sítios ocorre devido à carência de informação e divulgação de conhecimento. Portanto, ações de inventariação de sítios de geodiversidade são necessárias. Conclui-se que o CaSHi apresentou potencial de geodiversidade em todos os pontos analisados, com potencialidade para outros estudos e pesquisas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Piuzana Mucida, Profa. associada da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, UFVJM

Graduada, mestre e doutora em Geologia Regional atuando no ensino superior em cursos de Geologia e Geografia. Atualmente leciona no Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da UFVJM.

Downloads

Publicado

2024-02-12

Como Citar

Ferreira, M. P. ., Morais, M. S. de ., Santos Júnior, L. A. dos ., França, L. C. de J. ., & Mucida, D. P. (2024). POTENCIAL DE GEODIVERSIDADE NO CAMINHO SAINT HILAIRE (CaSHi), RESERVA DA BIOSFERA DA SERRA DO ESPINHAÇO. Caderno De Geografia, 34(76), 203. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2024v34n76p203